Buscar

Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir: O princípio do planejamento familiar e da responsabilidade parental encontra guarida no Art. 226, ...

Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:

O princípio do planejamento familiar e da responsabilidade parental encontra guarida no Art. 226, § 7º, da Constituição, e se pauta fundado nos princípios da dignidade da pessoa humana e da parentalidade responsável, o planejamento familiar é de livre decisão do casal, competindo ao Estado propiciar recursos educacionais e científicos para o exercício desse direito, vedada qualquer forma coercitiva por parte das instituições oficiais ou privadas.
Em decorrência do princípio do planejamento familiar responsável, a incidência do Estado deve ocorrer apenas nos casos em que é necessária a proteção dos direitos fundamentais dos interessados. Nesse sentido, deve prevalecer a autonomia privada nas relações da família, salvo nos casos em que há violação aos direitos fundamentais, como nos casos das violências doméstica e familiar.
Pelo princípio da facilitação da dissolução do casamento, o divórcio pode ser efetuado de forma direta, não necessitando mais de separação judicial prévia, sendo limitado apenas um divórcio por pessoa.
O princípio da afetividade está expresso na CF de 1988 e, quando violado, pode dar ensejo à indenização por danos morais.
A Somente a sentença IV está correta.
B As sentenças I e II estão corretas.
C As sentenças I, III e IV estão corretas.
D Somente a sentença II está correta.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação II - Individual
6 pág.

Direito de Família e das Sucessões II Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C: As sentenças I, III e IV estão corretas. A sentença I está correta, pois o princípio do planejamento familiar e da responsabilidade parental encontra guarida no Art. 226, § 7º, da Constituição, e se pauta fundado nos princípios da dignidade da pessoa humana e da parentalidade responsável, o planejamento familiar é de livre decisão do casal, competindo ao Estado propiciar recursos educacionais e científicos para o exercício desse direito, vedada qualquer forma coercitiva por parte das instituições oficiais ou privadas. A sentença III está correta, pois o divórcio pode ser efetuado de forma direta, não necessitando mais de separação judicial prévia, sendo limitado apenas um divórcio por pessoa, em decorrência do princípio da facilitação da dissolução do casamento. A sentença IV está correta, pois o princípio da afetividade está expresso na CF de 1988 e, quando violado, pode dar ensejo à indenização por danos morais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais