Buscar

Caso clínico: Um homem de 45 anos procurou por conta própria uma clínica ambulatorial de fisioterapia, relatando dor no calcanhar esquerdo nos últi...

Caso clínico: Um homem de 45 anos procurou por conta própria uma clínica ambulatorial de fisioterapia, relatando dor no calcanhar esquerdo nos últimos meses. Ele nega qualquer trauma específico e não sente dor no calcanhar ou no pé direito. Relata que ibuprofeno diminui a dor de forma temporária, mas que no geral, ela está piorando. O paciente relata que a dor é pior pela manhã nos primeiros passos ao sair da cama e no final da tarde e que tem sido necessário interromper a rotina de caminhada por causa dela. Sua meta é eliminar a dor e voltar a caminhar 1,5 a 3km por dia, quatro a cinco vezes por semana. (Fonte:BRUMITT, JOBST. Casos Clínicos em Fisioterapia Ortopédica. Ed Artmed.2015) Quando questionado sobre outros antecedentes relatou também história de entorses recidivantes em inversão no tornozelo esquerdo. Quando questionado se fez fisioterapia, relatou que realizava apenas analgesia e alongamentos. Paciente trouxe radiografia do pé e tornozelo, na qual não observa-se presença de esporão calcâneo.


1.Defina fascite plantar e quais os possíveis fatores causais para essa condição

2.Que sinais do exame físico podem estar associados a esse diagnóstico?

3. Quais são as intervenções de fisioterapia mais adequadas para o tratamento da fascite plantar?ondas de choque....

4.Quais seriam os diagnósticos diferenciais que deveriam ser investigados quanto à dor apresentada pelo paciente? (tente pensar em problemas na coluna, síndrome do túnel do tarso, pontos gatilhos...)

5.Qual é o mecanismo de lesão em entorse e o ligamento mais comumente lesado? Justifique

6. Quais estruturas deverão ser palpadas no entorse?

7. Descreva a classificação das lesões ligamentares de tornozelo.

8. Quais músculos devem ser enfatizados no fortalecimento nos entorses recidivantes em inversão? Tipos de exercícios?

9. Qual a diferença das técnicas PRICE e POLICE?

9. Exercícios proprioceptivos para o tornozelo para serem realizados na fase inicial, intermediária e avançada da reabilitação.

10. Descreva exercícios de alongamento para o tratamento de fascite plantar

11. Descreva exercícios domiciliares que devem ser orientados para este paciente.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

1. A fascite plantar é uma inflamação da fáscia plantar, uma estrutura fibrosa que se estende do calcâneo até a base dos dedos do pé. Os possíveis fatores causais incluem sobrecarga mecânica, alterações biomecânicas do pé, como pé chato ou cavo, uso de calçados inadequados, obesidade, entre outros. 2. No exame físico, pode haver dor à palpação da fáscia plantar, dor ao realizar dorsiflexão do tornozelo e flexão plantar dos dedos do pé, além de encurtamento da musculatura da panturrilha. 3. As intervenções de fisioterapia mais adequadas para o tratamento da fascite plantar incluem alongamentos da musculatura da panturrilha, fortalecimento da musculatura intrínseca do pé, uso de palmilhas ortopédicas, órteses noturnas, liberação miofascial, terapia por ondas de choque, entre outras. 4. Os diagnósticos diferenciais que deveriam ser investigados quanto à dor apresentada pelo paciente incluem problemas na coluna vertebral, síndrome do túnel do tarso, pontos gatilhos, entre outros. 5. O mecanismo de lesão em entorse é uma torção do tornozelo, que pode ocorrer em inversão ou eversão. O ligamento mais comumente lesado é o ligamento lateral do tornozelo, que é composto pelos ligamentos talofibular anterior, talofibular posterior e calcaneofibular. 6. No entorse, as estruturas que devem ser palpadas incluem o maléolo lateral e medial, o tendão de Aquiles, a fáscia plantar, entre outras. 7. A classificação das lesões ligamentares de tornozelo inclui grau I (estiramento), grau II (ruptura parcial) e grau III (ruptura completa). 8. Os músculos que devem ser enfatizados no fortalecimento nos entorses recidivantes em inversão incluem os músculos peroneais, tibial anterior e tríceps sural. Os tipos de exercícios incluem exercícios de fortalecimento isométrico, isotônico e excêntrico. 9. A diferença entre as técnicas PRICE e POLICE é que a técnica PRICE inclui proteção, repouso, gelo, compressão e elevação, enquanto a técnica POLICE inclui proteção, órtese, carga progressiva, gelo, compressão e elevação. 10. Exercícios de alongamento para o tratamento de fascite plantar incluem alongamento da panturrilha, alongamento do músculo tibial anterior e alongamento da fáscia plantar. 11. Exercícios domiciliares que devem ser orientados para este paciente incluem alongamentos da panturrilha, fortalecimento da musculatura intrínseca do pé, uso de palmilhas ortopédicas, órteses noturnas, entre outros.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais