Buscar

egundo BOURDIEU [...], não se pode compreender os fenômenos esportivos colocando suas manifestações em relação direta com as condições econômicas e...

egundo BOURDIEU [...], não se pode compreender os fenômenos esportivos colocando suas manifestações em relação direta com as condições econômicas e sociais das sociedades; a história do esporte é uma história relativamente autonômica e, mesmo ‘estando articulada’ com os grandes acontecimentos da história econômica e política, tem seu próprio tempo, suas próprias leis de evolução, suas próprias crises e cronologia específica”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MACHADO, Afonso Antônio (org.). Psicologia do Esporte: temas emergentes I. Jundiaí: Ápice Editora, 1997. p. 24.

Considerando o extrato de texto e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da Aula 1, Tema 2 – A Influência das Diferenças Sociais e Econômicas no Esporte, de Psicologia do Esporte sobre as influências políticas e econômicas no esporte, analise as seguintes afirmativas:


I. No século XIX, o esporte era direcionado apenas para as camadas mais baixas da população.

II. Na copa do mundo de 70, o esporte foi utilizado para favorecer ideologias políticas.

III. Os materiais utilizados em determinado esporte acabam elitizando-o.

IV. A estrutura e equipamentos exigidos para a prática do futebol adiaram a sua popularidade.


Estão corretas apenas as afirmativas:

AII e IV

BIII e IV

CI, II e III

DII e IIIEI e III


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D: II e III. A afirmativa II é verdadeira, pois o esporte pode ser utilizado como uma ferramenta política para promover ideologias e interesses de determinados grupos. A afirmativa III também é verdadeira, pois os materiais utilizados em alguns esportes podem ser caros e inacessíveis para a maioria da população, o que acaba elitizando a prática esportiva.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais