Buscar

. A Diabetes Mellitus é uma das principais doenças da prática médica e a sua prevalência vem aumentando com o tempo, de modo que se estima que ela ...

. A Diabetes Mellitus é uma das principais doenças da prática médica e a sua prevalência vem aumentando com o tempo, de modo que se estima que ela acometa mais de 415 milhões de pessoas em todo o mundo (Brasil, 2021). As complicações crônicas do diabetes mellitus (DM) são decorrentes principalmente do controle inadequado, do tempo de evolução e de fatores genéticos da doença (TSCHIEDEL et al., 2014). Acerca das complicações do Diabete Mellitus, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(   ) As principais complicações do diabetes podem ser classificadas entre agudas e crônicas. (   ) A retinopatia, nefropatia e a neuropatia são exemplos de complicações agudas do DM. (   ) Hipoglicemia, hiperglicemia e coma hiperosmolar são exemplos de complicações crônicas do DM.

(   ) Em nível microvascular, o diabetes provoca lesão endotelial através do aumento da inflamação na parede vascular através do estresse oxidativo. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Fonte: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise em Saúde e Vigilância de Doenças não Transmissíveis. Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas e Agravos não Transmissíveis no Brasil 2021-2030. Brasília: Ministério da Saúde, 2021. 118 p. TSCHIEDEL, B. et al. Complicações crônicas do diabetes. J. Bras. Med., v. 102, n. 5, p. 7-1, 2014.

A. (    ) F - V - V - F. B. (    ) F - F - V - V. C. (    ) V - F - F - V.

D. (    ) V - V - V - F.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: F - F - V - V. Justificativa: - A primeira sentença é falsa, pois as complicações do diabetes são classificadas principalmente em agudas e crônicas. - A segunda sentença é falsa, pois a retinopatia, nefropatia e neuropatia são exemplos de complicações crônicas do DM. - A terceira sentença é verdadeira, pois hipoglicemia, hiperglicemia e coma hiperosmolar são exemplos de complicações crônicas do DM. - A quarta sentença é verdadeira, pois o diabetes pode causar lesão endotelial em nível microvascular através do aumento da inflamação na parede vascular através do estresse oxidativo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais