Buscar

Aviso prévio é direito indispensável previsto no inciso XXI do artigo da CRFB/88 e no artigo 487 da CLT, tendo por finalidade evitar surpresas das ...

Aviso prévio é direito indispensável previsto no inciso XXI do artigo da CRFB/88 e no artigo 487 da CLT, tendo por finalidade evitar surpresas das partes diante do trabalhado, assinale a alternativa CORRETA:

É possível pagar aviso prévio, que deveria ter sido oferecido no intuito de evitar surpresas. Esse aviso prévio não integra tempo de serviço do trabalhador.
Trata-se da modalidade possível de concessão nas dispensas com justa causa, em que empregado labora perde os 30 dias que trabalhou. Essa forma de aviso prévio integra tempo de serviço do trabalhador.
Trata-se da modalidade possível de concessão nas dispensas sem justa causa, em que empregado labora os 30 dias efetivamente. Empregado perde direito ao aviso prévio, assim como a diversos direitos trabalhistas (saque do FGTS, férias proporcionais, décimo terceiro proporcional, entre outros).
a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) Apenas a afirmativa II está correta.
c) Apenas a afirmativa III está correta.
d) As afirmativas I e II estão corretas.
e) As afirmativas II e III estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação Final - Legislação Trabalhista e Previdenciária
1 pág.

Legislação Trabalhista e Previdenciária Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) Apenas a afirmativa I está correta. O aviso prévio é um direito do trabalhador previsto na Constituição Federal e na CLT, que tem como objetivo evitar surpresas das partes diante do término do contrato de trabalho. No entanto, caso o empregador não conceda o aviso prévio, é possível que ele pague o valor correspondente ao período que deveria ter sido cumprido. Nesse caso, o aviso prévio pago não integra o tempo de serviço do trabalhador. As outras alternativas apresentadas estão incorretas, pois não correspondem às modalidades possíveis de concessão do aviso prévio.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais