Buscar

A alfabetização de crianças no Brasil se deu por diferentes ações metodológicas, alternando entre métodos alfabetizadores analíticos e sintéticos. ...

A alfabetização de crianças no Brasil se deu por diferentes ações metodológicas, alternando entre métodos alfabetizadores analíticos e sintéticos. Sobre os métodos de alfabetização, analise as afirmativas a seguir: I. O método soletração baseia-se essencialmente no princípio da memorização e nos sons das letras do alfabeto. II. O método silabação inicia-se pela formação das sílabas, seguindo para a formação e leitura das palavras isoladas e frases. III. O método fônico é embasado no reconhecimento da escrita das letras. IV. No método palavração, o texto tem início pela letra. Posteriormente, a sílaba, os fonemas e o estudo das palavras. V. No método global puro, aplica-se ao texto de maneira globalizada, não o separa em partes menores. Assinale a alternativa que apresenta corretamente quais afirmativas são corretas.

I. O método soletração baseia-se essencialmente no princípio da memorização e nos sons das letras do alfabeto.
II. O método silabação inicia-se pela formação das sílabas, seguindo para a formação e leitura das palavras isoladas e frases.
III. O método fônico é embasado no reconhecimento da escrita das letras.
IV. No método palavração, o texto tem início pela letra. Posteriormente, a sílaba, os fonemas e o estudo das palavras.
V. No método global puro, aplica-se ao texto de maneira globalizada, não o separa em partes menores.
a) II, IV e V, apenas.
b) I, III e V, apenas.
c) I, II e IV, apenas.
d) II, III e V, apenas.
e) II, III e IV, apenas.

Essa pergunta também está no material:

PROVA DE Alfabetização e letramento, fundamentos metodológicos
9 pág.

Alfabetização e Letramento: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "c) I, II e IV, apenas." pois as afirmativas I, II e IV estão corretas. O método soletração baseia-se na memorização dos sons das letras, o método silabação inicia-se pela formação das sílabas e o método palavração tem início pela letra, seguido pela sílaba, fonemas e estudo das palavras. Já o método fônico é embasado no reconhecimento dos sons das letras e o método global puro aplica-se ao texto de maneira globalizada, sem separá-lo em partes menores.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais