Buscar

Bock (2018) fala vastamente sobre a subjetividade humana e afirma que este seria o objeto de estudo geral da Psicologia. Mostra as dificuldades que...

Bock (2018) fala vastamente sobre a subjetividade humana e afirma que este seria o objeto de estudo geral da Psicologia. Mostra as dificuldades que a psicologia encontra em definir seu objeto de estudo e considera um objeto que chama de subjetividade humana.

Sobre a subjetividade humana, ASSINALE a alternativa INCORRETA

Grupo de escolhas da pergunta



Sujeito e mundo são âmbitos/dimensões antagônicas; eles se completam e se referem um ao outro. Ao conhecer o ritual de um grupo social poderemos conhecer muito de sua forma de subjetivação.


A subjetividade só pode ser compreendida como movimento constante do ser humano em sua relação com o mundo material e social.


A relação entre o sujeito que é ativo, social e histórico e todos os fenômenos que denominamos sociais, na medida em que são construídos por estes sujeitos, é uma relação de constituição mútua. Os aspectos de subjetividade estão postos nos fenômenos e os aspectos da objetividade, incluídas as relações com os demais sujeitos, estão postas, por sua vez, na constituição da subjetividade.


Afirmamos que a subjetividade é social, dizemos que a objetividade possui uma dimensão que é subjetiva. Este é o esforço para a superação definitiva da dicotomia objetividade-subjetividade produzida pela construção do pensamento moderno.


Essa síntese – a subjetividade – é o mundo de ideias, significados e emoções construídos internamente pelo sujeito a partir de suas relações sociais, de suas vivências e de sua constituição biológica; é, também, fonte de suas manifestações afetivas e comportamentais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa incorreta é: "Sujeito e mundo são âmbitos/dimensões antagônicas; eles se completam e se referem um ao outro. Ao conhecer o ritual de um grupo social poderemos conhecer muito de sua forma de subjetivação." Essa afirmação está incorreta, pois sujeito e mundo não são antagônicos, mas sim complementares e interdependentes. O sujeito é constituído pelo mundo e, ao mesmo tempo, o constitui. Além disso, o conhecimento de um ritual de um grupo social pode nos fornecer informações sobre a cultura e as práticas desse grupo, mas não necessariamente sobre a subjetividade dos indivíduos que o compõem.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais