Buscar

De acordo com Alves (2011, p. 24), a “definição clássica de Matarazzo (1980; 1982) afirmava que a Psicologia da Saúde consiste no domínio da Psicol...

De acordo com Alves (2011, p. 24), a “definição clássica de Matarazzo (1980; 1982) afirmava que a Psicologia da Saúde consiste no domínio da Psicologia que recorre aos conhecimentos provenientes das diversas áreas da Psicologia com vista à promoção e proteção da saúde, à prevenção e tratamento das doenças, à identificação da etiologia e diagnósticos relacionados com a saúde, com as doenças e disfunções associadas, à análise e melhoria do sistema de cuidados de saúde, e ao aperfeiçoamento da política de saúde”. 

Sobre as definições de psicologia da saúde, seu campo de atuação e as práticas em psicologia da saúde, assinale a alternativa CORRETA:

Grupo de escolhas da pergunta



A psicologia da saúde consiste no domínio da Psicologia que recorre aos conhecimentos provenientes das diversas áreas da Psicologia com vista à promoção e proteção do doente que deve permanecer assistido durante a doença.


A psicologia da saúde é uma área da ciência Psicologia que foi reconhecida em 1978 pela Associação Americana de Psicologia (APA). É considerada uma área muito recente e que precisa explorar seus campos de atuação.


Psicologia da saúde é uma ciência que nasce da Psicologia. Se desprende da Psicologia que permanece nas ciências humanas e adentra às ciências médicas. Ainda necessita explorar novos campos de atuação, porém, atualmente, se preocupa com as questões de políticas públicas.


A psicologia da saúde nasce em uma correlação entre a psicologia e a medicina comportamental. A medicina comportamental estava preocupada com os processos biológicos, sociais e mentais da doença, priorizando o tratamento intervenção. A psicologia da saúde vem se diferenciando por visar a interface do saber médico e biológico priorizando o atendimento clínico exclusivamente.


A definição de Matarazzo trata-se de uma definição muito ampla que abrange tudo o que é possível fazer no sistema de saúde em geral. Permanece atenta às políticas públicas em saúde onde o médico pode atuar somente em escolas e UBS.

 



💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "A psicologia da saúde consiste no domínio da Psicologia que recorre aos conhecimentos provenientes das diversas áreas da Psicologia com vista à promoção e proteção da saúde, à prevenção e tratamento das doenças, à identificação da etiologia e diagnósticos relacionados com a saúde, com as doenças e disfunções associadas, à análise e melhoria do sistema de cuidados de saúde, e ao aperfeiçoamento da política de saúde".

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais