Buscar

Mundo chega a 8 bilhões de habitantes com população idosa em crescimento                                             Re...

                            Mundo chega a 8 bilhões de habitantes com população idosa em crescimento

                                            Renata Souza - publicado em 15 nov. 2022.

O planeta Terra atingirá nesta terça-feira (15) a marca de 8 bilhões de habitantes, segundo estimativa da Organização das Nações Unidas (ONU). O mundo chega ao patamar com tendência de diminuição no ritmo de crescimento e expansão das populações idosas de diferentes nações.

De acordo com o relatório World Population Prospects 2022 da ONU, a expectativa de vida no mundo atingiu 72,8 anos em 2019, o que representa um aumento de quase nove anos desde 1990. Ainda que tenha caído para 71,0 anos em 2021, como reflexo da pandemia, a projeção é de que a longevidade média global chegue a 77,2 anos em 2050.

Até a metade do século, as Nações Unidas estimam que o número de pessoas com mais de 65 anos será maior do que o dobro do número de crianças com menos de 5 anos de idade.

[...]

Um dos fatores que tem contribuído para a inversão da pirâmide etária – com encolhimento da população jovem e expansão do número de idosos – é a redução da taxa de fecundidade em diversos países. Segundo informações das Nações Unidas, em 2021, a fecundidade média da população mundial era de 2,3 nascimentos por mulher ao longo de uma vida. Em 1950, o número era de 5. Até 2050, a expectativa é de que a média global seja reduzida para 2,1 nascimentos por mulher.

O crescimento da população no mundo será zero em 2086 e, a partir de 2087, ele passa a ser negativo. É claro que tem países nos quais a população já está diminuindo e tem países nos quais a população cresce muito, como a Nigéria, por exemplo (a previsão é de que passe os Estados Unidos e se torne a terceira maior população do mundo).

Disponível em . Acesso em 20 jun. 2022 (com adaptações).

Com base na leitura, avalie as afirmativas.

I. A população mundial está crescendo basicamente pela maior expectativa de vida, que tem aumentado de forma contínua desde 1990, quando era de 72,8 anos.

II. De acordo com as estimativas, a população irá diminuir de forma homogênea em todos os países a partir de 2087.

III. A diminuição da taxa de fecundidade tem contribuído para a inversão da pirâmide etária, com o aumento do número de pessoas idosas.

É correto o que se afirma apenas em

a.I e III.

b.III.

c.II.

d.I.

e.II e III.