Buscar

Aplicando o que você aprendeu na primeira unidade, observe a constituição de seu país e responda as seguintes perguntas: 1) Analise a estrutura co...

Aplicando o que você aprendeu na primeira unidade, observe a constituição de seu país e responda as seguintes perguntas:

1) Analise a estrutura completa da Constituição de seu país (Preâmbulo, Artigos, Disposições Finais), e principalmente os Títulos Temáticos nos quais ela está dividida.

Resposta:

De acordo com a doutrina constitucional brasileira, a Constituição Brasileira – CRFB/1988 apresenta a seguinte estrutura: Preâmbulo, Parte dogmática, e Ato das Disposições Constitucionais Transitórias – ADCT.

O preâmbulo é tido como a parte preliminar que prenuncia o conteúdo da CRFB/1988, sendo desprovido de qualquer força normativa, conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal - STF que já se manifestou acerca do assunto ao estabelecer a tese da irrelevância jurídica do preâmbulo, que, assim, se configura como uma norma de observância não obrigatória pelos Estados, Distrito Federal e Municípios, o que implica em dizer que esses entes federativos não precisam repeti-lo em suas constituições ou leis orgânicas, à luz do que dispõe o Princípio da Simetria da Constituição.

Cabe observar, ainda, que, conforme entendimento do STF, o Preâmbulo da CRFB/1988 não se situa no âmbito do direito constitucional, mas no domínio da política, uma vez que reflete a posição ideológica do constituinte, não sendo por isso objeto de ação direta de inconstitucionalidade – ADIN e não constitui limitação à atuação do Poder Constituinte derivado.

A segunda parte da CRFB/1988, que constitui sua maior parte, é composta por 250 artigos distribuídos em 9 (nove) títulos, contendo todas as normas essenciais, tais como, direitos fundamentais, estrutura do Estado, regime constitucional, chamada de Atos das Disposições Constitucionais Transitórias - ADCT, que se exaurem tão logo cumprem seu papel transitório. Salienta-se que, apesar de sua transitoriedade, tais atos submetem-se ao controle de constitucionalidade e possuem a mesma hierarquia das normas centrais.

Em sua parte central ou dogmática, que envolve também a parte orgânica, a Constituição Federal de 1988 divide-se em nove títulos temáticos, que são:

- Título I - Princípios Fundamentais;
- Título II - Direitos e Garantias Fundamentais;
- Título III - Organização do Estado;
- Título IV - Organização dos Poderes;
- Título V - Defesa do Estado e das Instituições;
- Título VI - Tributação e Orçamento;
- Título VII - Ordem Econômica e Financeira;
- Título VIII - Ordem Social;
- Título IX - Disposições Gerais.

Nesse âmbito, a CRFB/1988, seguindo os eixos temáticos acima dispostos, alude a diversos assuntos que corporificam efetivamente todo o texto constitucional. Em um olhar geral sobre os temas tratados, verifica-se a partir do seu art. 1º, que integra o Título I, que a CRFB/1988 trata sobre os princípios fundamentais da República passando pela organização do estado, organização dos poderes, direitos e garantias fundamentais, direitos sociais, matérias de competência privativa e concorrente, ordem econômica e financeira, dentre outros assuntos, estendendo-se até o art. 232.

Cabe salientar que a CRFB/1988 hospeda em sua parte dogmática os princípios constitucionais explícitos tais como, dignidade da pessoa humana (art.1º, III), os princípios da administração pública denominados de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, prescritos no art. 37, caput, assim como os princípios implícitos, como o princípio da igualdade, inserto no Art. 5º, caput, e o princípio de acesso à justiça, insculpido também no art. 5º, inciso XXXV.

No que tange às Disposições Gerais, segundo a doutrina nacional, a CRFB/1988 não andou bem. Nas observações de José Luiz Delgado (2019), o constituinte de 87/88 incidiu em erro, pois, se por um l

A Constituição brasileira de 1988 é composta por Preâmbulo, Parte dogmática e Ato das Disposições Constitucionais Transitórias - ADCT.
O Preâmbulo da Constituição brasileira de 1988 é uma norma de observância obrigatória pelos Estados, Distrito Federal e Municípios.
A Constituição brasileira de 1988 é dividida em nove títulos temáticos, que tratam de assuntos como Princípios Fundamentais, Direitos e Garantias Fundamentais, Organização do Estado, Organização dos Poderes, Defesa do Estado e das Instituições, Tributação e Orçamento, Ordem Econômica e Financeira, Ordem Social e Disposições Gerais.
Os Atos das Disposições Constitucionais Transitórias - ADCT possuem a mesma hierarquia das normas centrais da Constituição brasileira de 1988.
a) Apenas a afirmativa 1 está correta.
b) Apenas as afirmativas 1 e 3 estão corretas.
c) Apenas as afirmativas 2 e 4 estão corretas.
d) Apenas as afirmativas 1, 2 e 3 estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

ATIVIDADE PRÁTICA - CONSTITUCIONALISMO
4 pág.

Direito Constitucional I Humanas / SociaisHumanas / Sociais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra d) Apenas as afirmativas 1, 2 e 3 estão corretas. A Constituição brasileira de 1988 é composta por Preâmbulo, Parte dogmática e Ato das Disposições Constitucionais Transitórias - ADCT. O Preâmbulo da Constituição brasileira de 1988 é uma norma de observância não obrigatória pelos Estados, Distrito Federal e Municípios. A Constituição brasileira de 1988 é dividida em nove títulos temáticos, que tratam de assuntos como Princípios Fundamentais, Direitos e Garantias Fundamentais, Organização do Estado, Organização dos Poderes, Defesa do Estado e das Instituições, Tributação e Orçamento, Ordem Econômica e Financeira, Ordem Social e Disposições Gerais. Os Atos das Disposições Constitucionais Transitórias - ADCT possuem a mesma hierarquia das normas centrais da Constituição brasileira de 1988.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais