Buscar

A atenção formal às pessoas com deficiência no Brasil iniciou-se com a criação de internatos, ainda no século XIX, evoluindo até os dias atuais. En...

A atenção formal às pessoas com deficiência no Brasil iniciou-se com a criação de internatos, ainda no século XIX, evoluindo até os dias atuais. Entre 1972 e 1974, a Educação Especial é incluída no rol das prioridades educacionais no País. Em 1972, sob orientação do especialista James Gallagher, constitui-se uma comissão científica para elaborar diagnóstico da Educação Especial. Assim, em 1973, foi criado, por meio do Decreto n. 72.425, de 3 de julho de 1973, o CENESP, Centro Nacional de Educação Especial. Tratava-se do primeiro órgão público federal vinculado ao Ministério da Educação e Cultura, responsável pelas políticas da Educação Especial, desde a Educação Infantil ao Ensino Superior. O CENESP promoveu as seguintes ações: 

I - Regulamentação de escolas especiais e classes especiais.

II - Formação de professores e técnicos no Brasil e no exterior.

III - Repasse de recursos pedagógicos e financeiros para Estados e escolas especiais, a maioria da iniciativa privada.

IV - Obrigatoriedade da inclusão de deficientes ocupando 47% dos cargas públicos de carreira.

V - Gradativamente, os Estados passaram a estabelecer convênios de apoio técnico e financeiro com as entidades mantenedoras, contribuindo com o pagamento dos salários dos professores das escolas especiais, sem fins lucrativos.

Assinale a alternativa correta:

  1. As afirmativas II, III, IV e V estão corretas.
  2. As afirmativas II, IV e V estão corretas.
  3. As afirmativas I, III, IV e V estão corretas.
  4. As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.