Buscar

1º) Qual a tração na corda? Qual é a aceleração dos blocos A e B? E qual a velocidade dos blocos A e B, no instante que o bloco A toca a superfície...

1º) Qual a tração na corda? Qual é a aceleração dos blocos A e B? E qual a velocidade dos blocos A e B, no instante que o bloco A toca a superfície? Considere que a massa da polia é desprezível.
Qual a tração na corda?
Qual é a aceleração dos blocos A e B?
Qual a velocidade dos blocos A e B, no instante que o bloco A toca a superfície?
A Máquina de Atwood foi inventada em 1784 por George Atwood.
É usada para demonstrações em laboratório das leis da dinâmica.
Ela consiste em dois corpos de massa m1 e m2 presos por uma corda que passa sobre uma roldana.
Na situação da figura, a corda tem massa desprezível e os blocos estão em repouso e possuem massas, respectivamente, iguais a MA = 200 g e MB = 60 g.
Em determinado instante, o sistema é abandonado a partir do repouso.

Essa pergunta também está no material:

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA -
3 pág.

Estruturas Especiais Centro Universitário Faculdade Maurício de NassauCentro Universitário Faculdade Maurício de Nassau

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Para calcular a tração na corda, a aceleração dos blocos A e B e a velocidade dos blocos A e B no instante em que o bloco A toca a superfície, é necessário utilizar as leis da dinâmica. Primeiramente, é preciso calcular a aceleração do sistema. Como a corda é inextensível e a massa da polia é desprezível, a aceleração dos dois blocos é a mesma e pode ser calculada pela fórmula: a = (m2 - m1)g / (m1 + m2) Substituindo os valores, temos: a = (0,06 - 0,2) x 9,8 / (0,2 + 0,06) = -1,96 m/s² Como o resultado é negativo, significa que a aceleração é para cima, ou seja, o bloco A está subindo e o bloco B está descendo. Para calcular a tração na corda, podemos utilizar a fórmula: T = m1 x a Substituindo os valores, temos: T = 0,2 x (-1,96) = -0,392 N O resultado também é negativo, o que indica que a tração na corda está para cima. Para calcular a velocidade dos blocos A e B no instante em que o bloco A toca a superfície, podemos utilizar a equação de Torricelli: v² = vo² + 2aΔx Como os blocos estavam em repouso, a velocidade inicial é zero. Além disso, a distância percorrida pelo bloco A até tocar a superfície é igual à altura H da polia. Portanto: vA² = 2 x (-1,96) x H vA = √(2 x (-1,96) x H) Substituindo os valores, temos: vA = √(2 x (-1,96) x 0,1) = 0,628 m/s Para calcular a velocidade do bloco B, podemos utilizar a mesma equação, considerando que a distância percorrida é igual a 2H (a corda se desenrola do dobro da altura H). Portanto: vB² = 2 x 1,96 x 2H vB = √(2 x 1,96 x 2H) Substituindo os valores, temos: vB = √(2 x 1,96 x 0,2) = 0,992 m/s Portanto, a tração na corda é de -0,392 N, a aceleração dos blocos A e B é de -1,96 m/s², a velocidade do bloco A no instante em que toca a superfície é de 0,628 m/s e a velocidade do bloco B nesse mesmo instante é de 0,992 m/s.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais