Buscar

Com base nos estudos que compreendem a alfabetização como a aprendizagem de um sistema de representação da língua escrita, é correto afirmar: Real...

Com base nos estudos que compreendem a alfabetização como a aprendizagem de um sistema de representação da língua escrita, é correto afirmar:

Realizar em sala de aula o diagnóstico do nível de compreensão da língua escrita no qual a criança se encontra possui objetivos pedagógicos, pois, a partir dos resultados desse levantamento, o professor pode definir estratégias e procedimentos de mediação pedagógica que auxiliem a criança a avançar de um nível ao seguinte.
A alfabetização consiste na técnica de memorização das relações entre letra-som (grafema-fonema) para gerar a leitura ou escrita de novas palavras.
No planejamento em turmas de alfabetização, é realizado primeiramente o ensino do sistema alfabético de escrita para, em seguida, ser dado início ao trabalho com atividades de letramento.
Ao se apropriar do sistema de escrita alfabética, a criança aprende que a palavra escrita representa o significado das coisas/fenômenos em uma relação de simbolismo de primeira ordem, utilizando, para isso, formas visuais específicas.
O nível de compreensão da escrita em uma criança é determinado por sua idade cronológica.
A) Apenas a afirmativa A está correta.
B) Apenas a afirmativa B está correta.
C) Apenas a afirmativa C está correta.
D) Apenas a afirmativa D está correta.
E) Todas as afirmativas estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
7 pág.

Alfabetização e Letramento Universidade Norte do ParanáUniversidade Norte do Paraná

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) Apenas a afirmativa A está correta. Isso porque a afirmativa A está correta, já que o diagnóstico do nível de compreensão da língua escrita é importante para que o professor possa definir estratégias e procedimentos de mediação pedagógica que auxiliem a criança a avançar de um nível ao seguinte. As demais afirmativas estão incorretas, pois a alfabetização não se resume à técnica de memorização das relações entre letra-som (grafema-fonema), nem é determinada pela idade cronológica da criança. Além disso, o letramento não é uma etapa posterior à alfabetização, mas sim um processo que ocorre simultaneamente a ela.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais