Buscar

Considerando que o tratamento dessa condição se dá, principalmente, por meio de mudanças alimentares, quais as principais orientações nutricionais ...

Considerando que o tratamento dessa condição se dá, principalmente, por meio de mudanças alimentares, quais as principais orientações nutricionais você daria a um paciente com disbiose?

O papel de uma microbiota saudável tem sido relacionado a uma série de funções metabólicas e imunológicas.
A disbiose consiste no desequilíbrio da microbiota intestinal, com aumento de bactérias patogênicas, em relação ao número de microorganismos com ação benéfica.
Alguns alimentos que podem aumentar os riscos da disbiose são uma alimentação baseada em alimentos ultraprocessados, gordurosos e fritos, além da idade avançada do paciente.
O consumo de fibras, produtos prébioticos e probióticos, que encontramos em alguns produtos de origem láctea como iogurtes, irá potencializar a formação de colônias de bactérias benéficas e a restruturação da microbiota.
O paciente deve evitar alimentos ultraprocessados, gordurosos, diminuir o consumo de açúcares e aumentar o consumo de alimentos como frutas e verduras, além dos cereais integrais.
O acompanhamento nutricional é de extrema importância, já que por meio da alimentação correta podemos reverter o caso da disbiose e auxiliar na cura do paciente.

Essa pergunta também está no material:

A3 de Nutrição em Estética
1 pág.

Nutrição Estética Centro Universitário Ritter dos ReisCentro Universitário Ritter dos Reis

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As principais orientações nutricionais para um paciente com disbiose são: 1. Evitar alimentos ultraprocessados, gordurosos e fritos, pois eles podem aumentar os riscos da disbiose; 2. Diminuir o consumo de açúcares; 3. Aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras, como frutas, verduras e cereais integrais; 4. Consumir produtos prébioticos e probióticos, que ajudam a formar colônias de bactérias benéficas e a restruturar a microbiota; 5. Realizar acompanhamento nutricional para garantir que a alimentação esteja adequada e auxiliar na cura do paciente. É importante lembrar que cada caso é único e que o acompanhamento nutricional é fundamental para garantir que as orientações sejam adequadas às necessidades individuais do paciente.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais