Logo Passei Direto
Buscar
Em “Vamos lá! nestes tempos, que correm, já nem há morcegos” (5º parágrafo), o termo sublinhado está empregado na mesma acepção do termo sublinhado em

a) “ela correu um risco desnecessário”.
b) “a notícia corria por toda a cidade”.
c) “ele correu para alcançar o ônibus”.
d) “o rio corre para o mar”.
e) “o tempo corre depressa”.
a) “ela correu um risco desnecessário”.
b) “a notícia corria por toda a cidade”.
c) “ele correu para alcançar o ônibus”.
d) “o rio corre para o mar”.
e) “o tempo corre depressa”.
User badge image
Portuguesando

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Para entender a questão, precisamos analisar o uso do termo "correm" na frase "nestes tempos, que correm". Aqui, "correm" se refere ao passar do tempo, uma ideia de continuidade ou fluxo. Agora, vamos analisar as alternativas: a) “ela correu um risco desnecessário” - Aqui, "correu" se refere a uma ação específica, não se relaciona com o passar do tempo. b) “a notícia corria por toda a cidade” - Neste caso, "corria" também se refere a uma ação, mas pode ter uma conotação de disseminação, não se relaciona diretamente ao tempo. c) “ele correu para alcançar o ônibus” - "Correu" aqui é uma ação física, não se relaciona com o tempo. d) “o rio corre para o mar” - "Corre" se refere ao movimento do rio, não ao tempo. e) “o tempo corre depressa” - Aqui, "corre" se refere diretamente ao passar do tempo, assim como na frase original. Portanto, a alternativa que apresenta o termo "corre" na mesma acepção do termo sublinhado na frase original é: e) “o tempo corre depressa”.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

O termo "correm" no trecho "Vamos lá! nestes tempos, que correm, já nem há morcegos" está empregado na mesma acepção do termo "corre" em "a notícia corria por toda a cidade" (alternativa b). Ambos os termos indicam movimento, no caso, o movimento do tempo e da notícia.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O poema “A Pátria”, de Olavo Bilac, está inserido no livro Poesias infantis, publicado em 1904. No prefácio daquela publicação, consta o seguinte trecho: O autor deste livro destinado às escolas primárias do Brasil não quis fazer uma obra de arte: quis dar às crianças alguns versos simples e naturais, sem dificuldade de linguagem e métrica, mas, ao mesmo tempo, sem a exagerada futilidade com que costumam ser feitos os livros do mesmo gênero /.../ O que o autor deseja é que se reconheça neste pequeno volume, não o trabalho de um artista, mas a boa vontade com que um brasileiro quis contribuir para a educação moral das crianças do seu país. Considerando esse trecho do prefácio e o poema “A Pátria”, assinale a alternativa correta.

A estruturação do poema com a presença de versos livres confirma o que se diz no prefácio sobre “versos simples e naturais, sem dificuldade de linguagem e métrica”.
A interlocução entre o eu lírico e uma criança, somada à mensagem ufanista do poema, é coerente com o objetivo pedagógico proposto no prefácio.
Ao abordar o objetivo de “contribuir para a educação moral das crianças”, o autor faz uma crítica à imoralidade dominante na vida cotidiana do início do século.
Ao destinar o livro às escolas primárias, o autor deixa claro que a obra não é adequada para a leitura do público adulto.
a) Apenas a afirmativa II está correta.
b) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
c) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
d) Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.

O núcleo do sujeito do verbo sublinhado na primeira estrofe é

a) “terreiro”.
b) “caminho”.
c) “ingá”.
d) “morro”.
e) “cheiro”.

Em relação à reportagem sobre a diligência policial (4º e 5º parágrafos), o cronista destaca seu caráter

a) objetivo.
b) enigmático.
c) enfadonho.
d) fantasioso.
e) macabro.
a) objetivo.
b) enigmático.
c) enfadonho.
d) fantasioso.
e) macabro.

Mais conteúdos dessa disciplina