Buscar

Uma cidade do litoral sul do país tem um extenso cultivo de ostras que distribui esses moluscos para várias cidades. O maricultor responsável notou...

Uma cidade do litoral sul do país tem um extenso cultivo de ostras que distribui esses moluscos para várias cidades. O maricultor responsável notou que a cor da água do mar mudou repentinamente em poucos dias, ficando amarronzada. Sabendo que algo perigoso poderia estar acontecendo, ele acionou seus colaboradores para retirar toda a produção do mar e coletar amostras de água. O maricultor constatou que os moluscos estavam rígidos, não abriam mais suas conchas espontaneamente. Ao analisar as amostras de água, viu uma alta concentração de filamentos da cianobactéria Anabaena. O que estava acontecendo?

Com base nessa situação hipotética, assinale a opção mais completa e fiel à realidade.

Uma água turva provoca o surgimento de grandes concentrações de microrganismos decompositores, comprometendo a maricultura.

Linhagens de cianobactérias do gênero Anabaena podem produzir saxitoxinas, conhecida também como toxina paralisante de moluscos. Essa toxina afeta o sistema nervoso desses animais e também impactam a saúde humana, podendo levar ambos à morte.

As cianobactérias em pleno momento de proliferação consomem grande quantidade de oxigênio disponível na água, e isso determinou a perda da produção de mariscos.

A morte dos mariscos foi provocada por cianobactérias patogênicas. Elas entram no trato digestivo dos mariscos e bloqueiam a recepção de novos alimentos, assim, eles morrem contraídos e rígidos.

Cianobactérias do gênero Anabaena podem liberar toxinas na água capazes de afetar o sistema nervoso dos animais e levá-los à morte.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base na situação hipotética apresentada, a opção mais completa e fiel à realidade é: Linhagens de cianobactérias do gênero Anabaena podem produzir saxitoxinas, conhecida também como toxina paralisante de moluscos. Essa toxina afeta o sistema nervoso desses animais e também impactam a saúde humana, podendo levar ambos à morte. As cianobactérias em pleno momento de proliferação consomem grande quantidade de oxigênio disponível na água, e isso determinou a perda da produção de mariscos. O maricultor constatou que os moluscos estavam rígidos, não abriam mais suas conchas espontaneamente, o que pode ser um sinal de contaminação por toxinas produzidas pelas cianobactérias. A alta concentração de filamentos da cianobactéria Anabaena encontrada nas amostras de água reforça essa hipótese.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais