Logo Passei Direto
Buscar

Pedagogia

Outros
Estática Inferencial é a parte da Estatística responsável por desenvolver técnicas para avaliar a qualidade das estimativas obtidas a partir da amostra, ou seja, verificar se essas estimativas estão próximas do valor do parâmetro da população. Portanto, trata-se de uma técnica que utiliza a estimativa como uma forma de inferir o valor do parâmetro populacional, desde que essa estimativa seja de boa qualidade e estatisticamente significante. A Estatística Inferencial tem como objetivo estabelecer níveis de confiança que permitam tomar decisões ao associar uma estimativa amostral a um parâmetro populacional de interesse. Podemos concluir que a afirmativa é:


VERDADEIRA
FALSA
User badge image
Pedagogiando

há 2 anos

User badge image
Pedagogiando

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

A afirmativa é VERDADEIRA. A Estatística Inferencial realmente se ocupa de desenvolver técnicas para avaliar a qualidade das estimativas obtidas a partir de amostras e inferir sobre parâmetros populacionais, estabelecendo níveis de confiança para a tomada de decisões.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A afirmativa é VERDADEIRA. A Estatística Inferencial é a parte da Estatística que se preocupa em fazer inferências sobre a população a partir de informações coletadas em uma amostra. Para isso, ela utiliza técnicas que permitem avaliar a qualidade das estimativas obtidas a partir da amostra, verificando se essas estimativas estão próximas do valor do parâmetro da população. Além disso, a Estatística Inferencial estabelece níveis de confiança que permitem tomar decisões ao associar uma estimativa amostral a um parâmetro populacional de interesse.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Quais foram os aspectos positivos destacados por Carvalho (2000) em relação às propostas curriculares para as séries iniciais do ensino fundamental? Marque a opção CORRETA:


o tratamento e análise de dados por meio de gráficos; a introdução de noções de estatística e probabilidade.

Analise as seguintes assertivas:
I- As diretrizes para o ensino de matemática presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) estão em consonância com o movimento educacional mais abrangente, especialmente decorrente da Conferência Educação para Todos, ocorrida em Jomtien, Tailândia, em 1990. Essa conferência foi organizada pela Unesco e pelo Banco Mundial e contou com a participação de representantes de diversos países.
II – Nos últimos anos (2006 a 2008), alguns estados brasileiros voltaram a reformular suas propostas curriculares. Destacamos o Estado de São Paulo que em 2007 iniciou a elaboração de novas propostas curriculares. Enquanto para o ensino fundamental II (5ª a 8ª séries) e ensino médio a proposta já foi publicada em início de 2008, a do ensino fundamental I (1ª a 4ª séries) foi editada apenas na versão preliminar e contém: (a) concepção do que seja aprender e ensinar Matemática; (b) os objetivos gerais do ensino de Matemática no ciclo I; (c) as expectativas de aprendizagem para cada série; (d) orientações didáticas para o ensino de matemática.
III – A formação docente para atuação nas séries iniciais do ensino fundamental não vem ocorrendo nos cursos de pedagogia e normal superior. Curi (2005), em sua pesquisa, não analisou como as instituições de ensino superior incorporaram as orientações oficiais quanto à formação docente, nem ofereceram disciplinas voltadas à formação matemática dos futuros professores e suas respectivas ementas.
IV – A retrospectiva sobre o movimento de reforma curricular nos possibilita entender as lacunas matemáticas que os professores polivalentes trazem. Se há 30 anos o país tem vivido um intenso movimento curricular, seria de se esperar que qualquer jovem, na faixa etária de 18 a 25 anos, tivesse sido escolarizado dentro desses princípios inovadores com relação ao ensino de matemática.
Apenas I, II e IV.

Analise as seguintes assertivas:
I- Matemática Escolar como uma construção histórica que reflete uma variedade de condicionamentos, tanto internos quanto externos à instituição escolar, e que se manifesta por meio das interações estabelecidas no trabalho educativo em sala de aula, então a prática profissional efetiva dos professores passa a desempenhar um papel central no processo de formação.
II – O conhecimento trabalhado em um processo de ensino tem um caráter educativo e formativo em si mesmo. Embora isso pareça óbvio, a aceitação dessa afirmação implica em analisar cuidadosamente as relações entre o tipo de conhecimento abordado no processo de formação do professor e a forma como ele assimila as lições da prática profissional. Isso envolve compreender as maneiras de se envolver no processo de produção de conhecimento e os valores que orientam a percepção das questões que surgem na prática.
III – Davi e Moreira (2013) não destacam que é fundamental analisar as conexões entre a prática docente, a formação na licenciatura e a Matemática Escolar. Segundo eles, a prática docente não produz saberes e não estabelece uma referência que possibilita a seleção, filtragem ou adaptação dos saberes adquiridos externamente, de forma a torná-los úteis e aplicáveis.
IV – A formação pedagógica se limitaria a fornecer suporte ao processo de ensino, e a prática seria apenas uma aplicação dos saberes adquiridos na formação, ou no máximo, uma referência para identificar desvios em relação ao desempenho ideal do professor.
Apenas I, II e IV.

De acordo com o texto, como um evento é definido em relação a um espaço amostral S? Marque a opção CORRETA:


Um evento é um subconjunto do espaço amostral S.

Um modelo ___________, utilizamos “considerações físicas” para prever o resultado, enquanto em um modelo _______________, usamos o mesmo tipo de considerações para especificar uma distribuição de ____________.


determinístico – probabilístico – probabilidade

Mais conteúdos dessa disciplina