Buscar

What is the habeas corpus and what is its purpose? O habeas corpus é uma garantia constitucional prevista no artigo 5º, inciso LXVIII da CRFB, uti...

What is the habeas corpus and what is its purpose?

O habeas corpus é uma garantia constitucional prevista no artigo 5º, inciso LXVIII da CRFB, utilizado para a proteção da liberdade de locomoção dos indivíduos.
O habeas corpus serve para fazer parar ou prevenir qualquer restrição ilegal ao direito de ir e vir livremente.
O habeas corpus pode ser requerido apenas por advogados.
O habeas corpus é uma ação formal e paga.
O impetrante pode ser qualquer pessoa física, nacional ou estrangeiro, em sua própria defesa ou em favor de terceiro, podendo ser o Ministério Público ou mesmo pessoa jurídica (mas sempre em favor de pessoa física).

Essa pergunta também está no material:

5) HC - Aula 5
14 pág.

Pratica Constitucional Universidade Salgado de OliveiraUniversidade Salgado de Oliveira

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O habeas corpus é uma garantia constitucional prevista no artigo 5º, inciso LXVIII da Constituição Federal brasileira, que tem como objetivo proteger a liberdade de locomoção dos indivíduos. O habeas corpus serve para fazer parar ou prevenir qualquer restrição ilegal ao direito de ir e vir livremente. Qualquer pessoa física, nacional ou estrangeiro, pode requerer o habeas corpus em sua própria defesa ou em favor de terceiro, podendo ser o Ministério Público ou mesmo pessoa jurídica (mas sempre em favor de pessoa física). Não é necessário ser advogado para requerer o habeas corpus e não é uma ação formal e paga.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais