Buscar

Exercícios de Geotecnia I - página 4 2.4) A massa específica de um solo foi obtida através de medida direta sobre um corpo de prova de amostra i...

Exercícios de Geotecnia I - página 4

2.4) A massa específica de um solo foi obtida através de medida direta sobre um corpo de prova de amostra indeformada e através do cilindro cortante. No primeiro caso obteve-se 1 = 1,75 g/cm3 e no segundo 2 = 1,83 g/cm3. Sabendo-se que o teor de umidade natural do solo é 43,5% e que a massa específica dos sólidos é 2,75 g/cm3, qual dos dois valores estará mais correto?

O exercício apresenta dados e cálculos para comparar dois valores de massa específica de um solo e determinar qual deles está mais correto.

Essa pergunta também está no material:

01_ Exercícios Resolvidos Mecanica dos Solos
10 pág.

Mecânica dos Solos I Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Para determinar qual dos valores de massa específica está mais correto, é necessário calcular a massa específica seca do solo para cada um dos casos. A massa específica seca é dada pela seguinte equação: γd = γ / (1 + w) Onde: γd = massa específica seca do solo γ = massa específica do solo w = teor de umidade do solo Substituindo os valores fornecidos no exercício, temos: Para o primeiro caso: γ1d = 1,75 / (1 + 0,435) = 1,19 g/cm³ Para o segundo caso: γ2d = 1,83 / (1 + 0,435) = 1,25 g/cm³ Como a massa específica seca do segundo caso é maior, podemos concluir que o valor de γ2 = 1,83 g/cm³ está mais correto.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais