Buscar

Um homem de 60 anos, acompanhado por Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), refere dispneia aos esforços, como subir escadas ou ladeiras. Apres...

Um homem de 60 anos, acompanhado por Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), refere dispneia aos esforços, como subir escadas ou ladeiras. Apresentou um episódio de exacerbação da doença no último ano, sem necessidade de internação, além de VEF1 (pós-broncodilatador) = 63%. A classificação da doença e o medicamento a ser prescrito são:

O diagnóstico de DPOC deve ser pesquisado com base em dois pilares: avaliação clínica dos sintomas e espirometria.
Pela espirometria é classificado como GOLD pelo VEF1 pós-broncodilatador: 1 - maior ou igual a 80%; 2 - 50% a 80%; 3 - 30% a 50%; 4 - menor ou igual a 30% e pela classificação dos sintomas.
Avaliação clínica: baseia-se na caracterização da dispneia, o quanto ela impacta na vida do indivíduo, e os sintomas associados.
a) DPOC GOLD II A; broncodilatador de ação curta
b) DPOC GOLD III B; broncodilatador de ação curta
c) DPOC GOLD IV C; corticoide inalatório
d) DPOC GOLD II A; corticoide inalatório
e) DPOC GOLD III B; corticoide inalatório

Essa pergunta também está no material:

Banco de Questões - Clínica Médica-853
1 pág.

Clínica Médica I Centro Universitário Joaquim NabucoCentro Universitário Joaquim Nabuco

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com as informações fornecidas, o homem de 60 anos com DPOC apresenta um VEF1 pós-broncodilatador de 63%, o que o classifica como DPOC GOLD II. A opção correta é a letra A: DPOC GOLD II A; broncodilatador de ação curta.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais