Buscar

Um homem de 44 anos há 6 meses abandonou a terapia antirretroviral para infecção por HIV. Deu entrada no pronto-socorro com perda de peso, febre, t...

Um homem de 44 anos há 6 meses abandonou a terapia antirretroviral para infecção por HIV. Deu entrada no pronto-socorro com perda de peso, febre, tosse não produtiva e dispneia com piora evolutiva há 1 semana. Ao exame físico, apresenta FC = 115bpm, FR = 34irpm, 3ª bulha cardíaca e sibilos esparsos bilaterais à ausculta. A radiografia de tórax evidenciou infiltrado intersticial difuso peri-hilar bilateral, e a PaO2 em ar ambiente foi de 72%. Assinale a alternativa que apresenta a melhor terapêutica:

A principal doença oportunista no paciente com infecção pelo HIV é a pneumocistose.
A pneumocistose leva a padrão infeccioso com infiltrado intersticial peri-hilar bilateral, febre baixa, tosse seca e dispneia progressiva.
O tratamento da pneumocistose é feito com sulfametoxazol-trimetoprima.
a) amoxicilina
b) sulfametoxazol + trimetoprima
c) azitromicina
d) ceftriaxona

Essa pergunta também está no material:

Banco de Questões - Clínica Médica-1029
1 pág.

Clínica Médica I Centro Universitário Joaquim NabucoCentro Universitário Joaquim Nabuco

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O paciente apresenta sinais e sintomas sugestivos de pneumonia por Pneumocystis jirovecii, uma das principais doenças oportunistas em pacientes com HIV. O tratamento de escolha para a pneumocistose é a sulfametoxazol-trimetoprima. Portanto, a alternativa correta é a letra b) sulfametoxazol + trimetoprima. É importante ressaltar que o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível e que a interrupção da terapia antirretroviral pode levar a complicações graves em pacientes com HIV.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais