Buscar

Segundo Fiorin e Savioli (2007, p. 420, “resumo é uma condensação fiel das ideias ou dos fatos contidos no texto. Resumir um texto significa reduzi...

Segundo Fiorin e Savioli (2007, p. 420, “resumo é uma condensação fiel das ideias ou dos fatos contidos no texto. Resumir um texto significa reduzi-lo ao seu esqueleto essencial sem perder de vista três elementos: a) cada uma das partes essenciais do texto; b) a progressão em que elas se sucedem; c) a correlação que o texto estabelece entre cada uma dessas partes”. Corresponde ao gênero resumo o segmento fragmento:


a. Narrada por Rodrigo S.M. (narrador-personagem), um escritor à espera da morte, o livro retrata a vida dramática, desde sonhos e conflitos de Macabéa, a protagonista da história. Nordestina órfã de pai e mãe, e criada por uma tia que a maltratava muito, Macabéa é uma alagoana pobre de 19 anos que possui um corpo franzino e só come cachorro quente.
b. Coloque todos os ingredientes, menos o chocolate granulado, num refratário fundo e mexa bem. Leve ao microondas por 3 minutos na potência alta. Retire, mexa bem e depois coloque mais 4 minutos no microondas em potência alta.
c. Venho por meio desta carta, agradecer ao senhor pelos serviços prestados em nossa cidade nos últimos quatro anos. Sem outros assuntos a serem tratados, agradeço antecipadamente pela vossa atenção.
d. O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes afirmou nesta segunda-feira (19) que colocar habeas corpus em pauta no pleno da suprema corte brasileira é algo novo e que isso é 'coisa de direito achado na rua'.
e. A preocupação com a eleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva faz com que a justiça acelere a tramitação dos processos, com sua possível condenação antes do período eleitoral - caso isso ficar comprovado, e assim a justiça determinar.

Essa pergunta também está no material:

Atividade 4
6 pág.

Produção Textual Universidade PotiguarUniversidade Potiguar

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa que corresponde ao gênero resumo é a letra "a", pois apresenta uma condensação fiel das ideias contidas no texto, destacando as partes essenciais da história e a correlação entre elas. As demais alternativas não apresentam essa característica de resumir as informações do texto.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais