Buscar

Fios condutores apresentam campos magnéticos quando são atravessados por uma corrente elétrica. Esse campo magnético é bem definido, e aparece em u...

Fios condutores apresentam campos magnéticos quando são atravessados por uma corrente elétrica. Esse campo magnético é bem definido, e aparece em um plano ortogonal ao plano de "fluidez" da corrente elétrica. A existência desse campo magnético pode ser explicado pela Lei de Ampère, apesar de esta lei considerar campos magnéticos formados por correntes estacionárias. Se na passagem de corrente elétrica por um fio, não estamos tratado de correntes estacionárias (corrente de Foulcault), assinale a alternativa que explica corretamente o porquê a lei de Ampère pode ser utilizada para determinação desses campos magnéticos formados por correntes não estacionárias:

1.Porque a lei de Ampère é resultado de observação experimental. Sendo assim, ele trata dos efeitos macroscópicos e quânticos do magnetismo, sendo capaz de distinguir o campo magnético gerado por um material ferromagnético, e um material antiferromagnético.

2.Porque os campos magnéticos são explicados somente pela teoria da mecânica quântica, por conta disso, os efeitos macroscópicos, que são facilmente medidos, podem ser determinados pela lei de Ampère, sem muitos danos à realidade.

3.Porque apesar de haver uma diferença entre a teoria da Lei de Ampère e o campo real medido, tal diferença é tão pequena que é desprezível, quando consideremos os efeitos magnéticos macroscópicos.

4.Porque a lei de Ampère descreve o campo magnético descrito por um elétron em movimento, e então o extrapola, considerando a área da seção reta ultrapassada pelo elétron, levando em consideração, a proporcionalidade inversa da tensão elétrica.

5.Porque um elétron em movimento gera um campo magnético ao redor do seu caminho percorrido. A lei de Ampère considera esse caminho, e por conta disso, ela determina a existência de campo magnético de qualquer carga elétrica, estática ou dinâmica.

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a número 3: "Porque apesar de haver uma diferença entre a teoria da Lei de Ampère e o campo real medido, tal diferença é tão pequena que é desprezível, quando consideremos os efeitos magnéticos macroscópicos." A Lei de Ampère pode ser utilizada para determinar campos magnéticos formados por correntes não estacionárias, pois apesar de haver uma diferença entre a teoria e o campo real medido, essa diferença é tão pequena que pode ser desprezada quando consideramos os efeitos magnéticos macroscópicos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image