Buscar

Esta questão é sobre Reforma Luterana, baseadas no material disponibilizado no tema 4. I - A venda de Cartas de Indulgência consistia em venda de p...

Esta questão é sobre Reforma Luterana, baseadas no material disponibilizado no tema 4.

I - A venda de Cartas de Indulgência consistia em venda de perdão dos pecados, ou melhor dizendo, isenção do mal que cada um deveria sofrer como consequência do pecado. Era possível comprar indulgências até mesmo para entes queridos já falecidos, garantindo a saída destes do purgatório. João Tetzel, pregador dominicano, inquisidor, foi o grande promulgador de indulgências na Alemanha na época de Lutero.

II -O objetivo de Lutero nunca foi o de dividir a Igreja Cristã. Percebemos isso no próprio nome do movimento: Reforma Protestante (Luterana). Reformar não é construir algo novo, é fazer o que temos em mãos voltar a ser o que era antes. Lutero queria que a Igreja voltasse ao caminho do perdão gratuito ensinado por Cristo e à liberdade conquistada por Ele. No entanto, se muitos apoiaram suas propostas de mudança, tantos outros não concordaram com as ideias defendidas por Lutero. Da mesma maneira como era indesejada, a separação tornou-se inevitável.

III - A Reforma alterou a organização política da Europa, enfraquecendo o poder da Igreja Romana e, consequentemente, fortalecendo o poder da nobreza e contribuindo para a criação dos estados-nação. Em sua doutrina dos dois reinos, o pensamento de Lutero lançou as bases filosóficas para o que hoje chamamos de distinção entre igreja e estado. Além disso, fortaleceu ideais humanistas os quais, valorizando virtudes e capacidades humanas, abriram caminho para a revolução cultural e científica que caracterizam o iluminismo.

A partir das afirmações acima sobre Reforma Luterana, é correto o que se afirma em:

a) I e ll somente

b) I somente

C) Ill somente

D) Ile lil somente

E) I, ll e Ill

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E) I, ll e Ill. Justificativa: I - A venda de Cartas de Indulgência consistia em venda de perdão dos pecados, ou melhor dizendo, isenção do mal que cada um deveria sofrer como consequência do pecado. Era possível comprar indulgências até mesmo para entes queridos já falecidos, garantindo a saída destes do purgatório. João Tetzel, pregador dominicano, inquisidor, foi o grande promulgador de indulgências na Alemanha na época de Lutero. II - O objetivo de Lutero nunca foi o de dividir a Igreja Cristã. Percebemos isso no próprio nome do movimento: Reforma Protestante (Luterana). Reformar não é construir algo novo, é fazer o que temos em mãos voltar a ser o que era antes. Lutero queria que a Igreja voltasse ao caminho do perdão gratuito ensinado por Cristo e à liberdade conquistada por Ele. No entanto, se muitos apoiaram suas propostas de mudança, tantos outros não concordaram com as ideias defendidas por Lutero. Da mesma maneira como era indesejada, a separação tornou-se inevitável. III - A Reforma alterou a organização política da Europa, enfraquecendo o poder da Igreja Romana e, consequentemente, fortalecendo o poder da nobreza e contribuindo para a criação dos estados-nação. Em sua doutrina dos dois reinos, o pensamento de Lutero lançou as bases filosóficas para o que hoje chamamos de distinção entre igreja e estado. Além disso, fortaleceu ideais humanistas os quais, valorizando virtudes e capacidades humanas, abriram caminho para a revolução cultural e científica que caracterizam o iluminismo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando