Buscar

Relacione também com o controle da vigília e do sono. Hipotálamo Epitálamo Subtálamo O hipotálamo possui importantes funções, relacionadas sobretud...

Relacione também com o controle da vigília e do sono.
Hipotálamo
Epitálamo
Subtálamo
O hipotálamo possui importantes funções, relacionadas sobretudo com o controle da atividade visceral, regula o sistema nervoso autônomo, as glândulas endócrinas, controla o equilíbrio de líquidos e eletrólitos, sendo o principal responsável pela homeostase.
A glândula pineal, localizada no epitálamo, produz o hormônio melatonina, que diminui com a idade e influi sobre o ritmo sazonal e circadiano, sobre o ciclo sono-vigília e sobre a reprodução.
O subtálamo, relacionado com o controle do movimento somático, é a zona de transição entre o diencéfalo e o tegmento do mesencéfalo.

Essa pergunta também está no material:

Anatomia do cérebro
5 pág.

Enfermagem Rede de Ensino DoctumRede de Ensino Doctum

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O hipotálamo é responsável pelo controle da vigília e do sono, além de outras funções relacionadas ao controle da atividade visceral, regulação do sistema nervoso autônomo, das glândulas endócrinas e do equilíbrio de líquidos e eletrólitos. O epitálamo é responsável pela produção do hormônio melatonina, que influencia o ritmo sazonal e circadiano, o ciclo sono-vigília e a reprodução. O subtálamo está relacionado com o controle do movimento somático e é a zona de transição entre o diencéfalo e o tegmento do mesencéfalo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais