Buscar

A “educação bancária” foi usada nas escolas por muito tempo, como uma forma de ensinar os alunos baseadas na repetição e na pouca reflexão, com as ...

A “educação bancária” foi usada nas escolas por muito tempo, como uma forma de ensinar os alunos baseadas na repetição e na pouca reflexão, com as famosas “listas de revisão” e “decoreba”. Para complicar, o formato em que o vestibular aconteceu durante anos favoreceu a criação desse aluno repetidor, que esquece a disciplina um ou dois anos depois. 

As metodologias ativas vieram para mudar esse cenário, tirando do professor o protagonismo no ensino, e passando para o aluno. 

Os professores tiveram, portanto, que se reinventar para esse novo cenário.


2. Com base na interpretação do texto acima, juntamente com seus conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina, elabore o seu texto argumentativo-dissertativo, respondendo aos questionamentos abaixo:


a) Quais os ganhos esperados com o uso das metodologias ativas?

b) Do ponto de vista prático, qualquer metodologia ativa deve sempre ser utilizada?

c) Quais os critérios que uma metodologia ativa deve atender para ser considerada apropriada? Escreva um texto abordando esses temas.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A "educação bancária" foi uma metodologia de ensino que predominou por muito tempo nas escolas, baseada na repetição e na memorização, sem estimular a reflexão crítica dos alunos. Esse modelo de ensino foi reforçado pelo formato do vestibular, que valorizava a memorização de conteúdos em detrimento da compreensão e da aplicação prática. Com o surgimento das metodologias ativas, o papel do professor mudou, passando a ser um facilitador do processo de aprendizagem, em vez de ser o detentor exclusivo do conhecimento. As metodologias ativas buscam estimular a participação ativa dos alunos, incentivando a reflexão crítica, a criatividade e a resolução de problemas. Os ganhos esperados com o uso das metodologias ativas são muitos, como o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, a melhoria da capacidade de comunicação e a formação de cidadãos mais críticos e participativos. Além disso, as metodologias ativas permitem que os alunos aprendam de forma mais significativa, aplicando o conhecimento em situações reais e contextualizadas. No entanto, do ponto de vista prático, nem sempre é possível utilizar metodologias ativas em todas as situações de ensino. É preciso considerar o perfil dos alunos, o conteúdo a ser ensinado e os recursos disponíveis para a realização das atividades. Para que uma metodologia ativa seja considerada apropriada, é necessário que ela atenda a alguns critérios, como a promoção da participação ativa dos alunos, a contextualização dos conteúdos, a diversidade de estratégias de ensino e a avaliação formativa. Além disso, é importante que a metodologia esteja alinhada com os objetivos de aprendizagem e com as necessidades dos alunos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais