Buscar

4. Um paciente com toxoplasmose refere que há 15 dias apresenta dispnéia progressiva artralgias, mialgias, cefaléia, anorexia e perda de peso. Rela...

4. Um paciente com toxoplasmose refere que há 15 dias apresenta dispnéia progressiva artralgias, mialgias, cefaléia, anorexia e perda de peso. Relata também o uso recente de nove ampolas de dipropionato de betametasona, como corticoterapia para combater uma dor lombar crônica. Ao exame mostrava-se apático, emagrecido, febril (38oC) e com aumento generalizado dos gânglios linfáticos. O quadro de comprometimento respiratório evoluiu na primeira semana, pois, além das condensações, desenvolveu derrame pleural bilateral. A punção pleural revelou um líquido serossanguinolento Ante a gravidade do caso, foram solicitadas sorologias para diversas patologias, apresentando-se positiva para a toxoplasmose, com achados de IgM=254UI/ml, e IgG:153UL/ml. A corticoterapia administrada ao paciente em questão influenciou a evolução clínica do quadro de toxoplasmose porque:


A) Promoveu o aumento da velocidade dos ciclos de produção de oocistos nas células pulmonares.
B) Retardou o estabelecimento da imunidade específica adquirida, e a consequente cronificação da infecção.
C) Causou uma imunossupressão, estimulando o processo inflamatório generalizado, responsável pela disseminação dos esporozoítas do parasito e pelo acometimento pulmonar.
D) Causou uma imunossupressão com consequente reagudização das formas bradizoítas contidas nos cistos presentes no tecido pulmonar.

Essa pergunta também está no material:

P2 - PARASITO - 106
4 pág.

Parasitologia Humana Universidade Severino SombraUniversidade Severino Sombra

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C) Causou uma imunossupressão, estimulando o processo inflamatório generalizado, responsável pela disseminação dos esporozoítas do parasito e pelo acometimento pulmonar. A corticoterapia administrada ao paciente em questão pode ter causado uma imunossupressão, o que estimula o processo inflamatório generalizado, responsável pela disseminação dos esporozoítas do parasito e pelo acometimento pulmonar. Isso pode ter agravado o quadro clínico do paciente com toxoplasmose.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando