Buscar

Um homem de 68 anos de idade apresenta febre de 38o c, tosse produtiva com secreção amarelada, congestão nasal e perda do olfato e paladar. Ele com...

Um homem de 68 anos de idade apresenta febre de 38o c, tosse produtiva com secreção amarelada, congestão nasal e perda do olfato e paladar. Ele comparece ao setor de emergência no 7o dia de doença, onde foi realizado teste rápido para SARS COV 2 em swab de nasofaringe que resultou positivo. Ao exame, estava febril (38o), acianótico, frequência respiratória= 28 irpm e saturação de oxigênio= 90%. Pela radiografia de tórax, havia área de áreas de atenuação em vidro fosco em periferia pulmonar e área de consolidação em base de hemitórax esquerdo. Sem outras queixas clínicas e sem outras alterações ao exame físico. Qual a melhor conduta para o caso?


a) Internação hospitalar, iniciar nirmatrelvir- ritonavir, iniciar antibioticoterapia e iniciar anticoagulante (dose profilática)
b) Acompanhamento ambulatorial, iniciar dexametasona e sintomáticos.
c) Acompanhamento ambulatorial, iniciar nirmatrelvir- ritonavir e iniciar antibioticoterapia
d) Internação hospitalar, iniciar dexametasona, iniciar antibioticoterapia e iniciar anticoagulante (dose profilática)

Essa pergunta também está no material:

P2 - DIP - 106
3 pág.

Doenças Parasitárias Universidade Severino SombraUniversidade Severino Sombra

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A melhor conduta para o caso descrito seria a alternativa d) Internação hospitalar, iniciar dexametasona, iniciar antibioticoterapia e iniciar anticoagulante (dose profilática). O paciente apresenta sintomas respiratórios, radiografia de tórax com alterações e baixa saturação de oxigênio, o que indica um quadro de pneumonia por COVID-19. Além disso, o paciente tem 68 anos, o que aumenta o risco de complicações. A internação hospitalar é necessária para monitorar a evolução do quadro clínico e garantir o suporte necessário, como oxigenoterapia. A dexametasona é indicada para reduzir a inflamação pulmonar e a antibioticoterapia é necessária para tratar possíveis infecções bacterianas secundárias. O anticoagulante em dose profilática é indicado para prevenir trombose em pacientes hospitalizados com COVID-19.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais