Buscar

A Epidemiologia estuda o processo saúde-doença nas coletividades. Para tanto, são adotados indicadores de saúde para descrição e análise da distri...

A Epidemiologia estuda o processo saúde-doença nas coletividades.
Para tanto, são adotados indicadores de saúde para descrição e análise
da distribuição populacional de doenças e outros agravos à saúde.
Sobre os indicadores de saúde, é falso afirmar:


a. Para a compreensão de uma doença ou outro agravo à saúde a epidemiologia parte da descrição de sua ocorrência nas coletividades, considerando sempre as variáveis de pessoa, local e tempo.
b. Os coeficientes de morbidade e de mortalidade informam sobre o risco ou a probabilidade de indivíduos de um grupo populacional em um dado período adoecer ou morrer de determinada doença ou outro agravos à saúde, contribuindo assim para a adoção de medidas preventivas e curativas específicas.
c. Os indicadores de saúde, ao descrever a distribuição de casos de doenças e óbitos por uma determinada doença em uma comunidade, oferecem subsídios para o planejamento e organização do serviço de saúde local.
d. Incidência e prevalência são indicadores que medem a distribuição de doenças e outros agravos à saúde em uma população. Enquanto o coeficiente de incidência informa com que intensidade um problema de saúde acontece em uma população, o coeficiente de prevalência indica a força com que o referido problema perdura nesta população.
e. Por enfocar a descrição da distribuição de doenças e de óbitos nas coletividades, os indicadores de saúde possuem pouca aplicabilidade para os estudos sobre os determinantes sociais em saúde.

Essa pergunta também está no material:

PROVA
6 pág.

Introdução ao Campo da Saúde Universidade Federal da BahiaUniversidade Federal da Bahia

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa falsa é a letra "e". Os indicadores de saúde são fundamentais para a compreensão dos determinantes sociais em saúde, pois permitem a identificação de grupos populacionais mais vulneráveis e a análise das desigualdades em saúde. Além disso, os indicadores de saúde são importantes para o planejamento e avaliação de políticas públicas de saúde.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais