Buscar

Considerando as desigualdades sociais e a maneira como estas incidem nas condições de vida de diferentes grupos populacionais na realidade brasilei...

Considerando as desigualdades sociais e a maneira como estas incidem nas condições de vida de diferentes grupos populacionais na realidade brasileira, é correto afirmar:

As transformações econômicas, sociais e demográficas observadas nas últimas décadas no país acarretaram profundas mudanças sua na estrutura populacional. A despeito de alguns contrastes regionais, os avanços nas condições de vida dos grupos mais vulneráveis podem ser considerados promissores, haja vista a consolidação nas últimas décadas de programas e políticas públicas compromissados com superação das iniquidades sociais.
Intersetorialidade, participação social e empoderamento de grupos populacionais mais vulneráveis são algumas das condições necessárias para atuação sobre os determinantes sociais de saúde e, por conseguinte, para o enfrentamento das iniquidades sociais.
As condições socioeconômicas, culturais e ambientais conferem aos indivíduos e grupos populacionais diferentes posições sociais, o que, por sua vez, repercute de forma muito incipiente na distribuição de doenças infectocontagiosas, a exemplo do COVID-19, haja vista que as principais vias de transmissão do coronavírus são o contato com superfícies infectadas e a via respiratória.
A expansão da pandemia do COVID 19 entre moradores das favelas, periferias e municípios do interior deve-se apenas a determinantes sociais como o baixo nível de instrução dos indivíduos e das condições de moradia e trabalho favorecedoras de aglomeração de pessoas.
Todas as alternativas anteriores.
a. As transformações econômicas, sociais e demográficas observadas nas últimas décadas no país acarretaram profundas mudanças sua na estrutura populacional. A despeito de alguns contrastes regionais, os avanços nas condições de vida dos grupos mais vulneráveis podem ser considerados promissores, haja vista a consolidação nas últimas décadas de programas e políticas públicas compromissados com superação das iniquidades sociais.
b. Intersetorialidade, participação social e empoderamento de grupos populacionais mais vulneráveis são algumas das condições necessárias para atuação sobre os determinantes sociais de saúde e, por conseguinte, para o enfrentamento das iniquidades sociais.
c. As condições socioeconômicas, culturais e ambientais conferem aos indivíduos e grupos populacionais diferentes posições sociais, o que, por sua vez, repercute de forma muito incipiente na distribuição de doenças infectocontagiosas, a exemplo do COVID-19, haja vista que as principais vias de transmissão do coronavírus são o contato com superfícies infectadas e a via respiratória.
d. A expansão da pandemia do COVID 19 entre moradores das favelas, periferias e municípios do interior deve-se apenas a determinantes sociais como o baixo nível de instrução dos indivíduos e das condições de moradia e trabalho favorecedoras de aglomeração de pessoas.
e. Todas as alternativas anteriores.

Essa pergunta também está no material:

PROVA
6 pág.

Introdução ao Campo da Saúde Universidade Federal da BahiaUniversidade Federal da Bahia

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E: Todas as alternativas anteriores. As desigualdades sociais incidem nas condições de vida de diferentes grupos populacionais na realidade brasileira, e as transformações econômicas, sociais e demográficas observadas nas últimas décadas no país acarretaram profundas mudanças na estrutura populacional. Os avanços nas condições de vida dos grupos mais vulneráveis podem ser considerados promissores, haja vista a consolidação nas últimas décadas de programas e políticas públicas compromissados com superação das iniquidades sociais. A intersetorialidade, participação social e empoderamento de grupos populacionais mais vulneráveis são algumas das condições necessárias para atuação sobre os determinantes sociais de saúde e, por conseguinte, para o enfrentamento das iniquidades sociais. As condições socioeconômicas, culturais e ambientais conferem aos indivíduos e grupos populacionais diferentes posições sociais, o que, por sua vez, repercute de forma muito incipiente na distribuição de doenças infectocontagiosas, a exemplo do COVID-19, haja vista que as principais vias de transmissão do coronavírus são o contato com superfícies infectadas e a via respiratória. A expansão da pandemia do COVID-19 entre moradores das favelas, periferias e municípios do interior deve-se apenas a determinantes sociais como o baixo nível de instrução dos indivíduos e das condições de moradia e trabalho favorecedoras de aglomeração de pessoas.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais