Buscar

"O neoliberalismo está reformando o Estado, mas os setores progressistas estariam dando a resposta na 'sociedade civil'" (MONTAÑO, 2010, p. 183). I...

"O neoliberalismo está reformando o Estado, mas os setores progressistas estariam dando a resposta na 'sociedade civil'" (MONTAÑO, 2010, p. 183). Isto revela a necessidade de refletir sobre o conceito de terceiro setor, seguindo para além de sua intencionalidade ou da intencionalidade de seus autores. Acerca desse assunto, e de acordo com os estudos realizados ao longo da disciplina, de que modo seria uma visão romântica sobre essa realidade? Assinale a alternativa correta:


A) A visão romântica dos impactos neoliberais sobre a sociedade e o terceiro setor compreende que as políticas sociais darão poder de consumo igualitário a todos os brasileiros, inclusive por estarem inseridos na indústria cultural que massifica a produção de bens.
B) A visão romântica é compreender de bom grado a sociedade civil realizando atividades que eram exclusivas do Estado. Aceitar isso como um fato impediria de enxergar as verdadeiras consequências do processo neoliberal sobre a sociedade.
C) A visão romântica considera a totalidade histórica, julgando que o conjunto de fenômenos vivenciados pela humanidade são suficientes para explicar a atual conjuntura de reformas. A realidade porém é a disposição de um cenário absolutamente inédito e desafiador.
D) A visão romântica compreende que as mudanças da realidade contemporânea são decorrentes de lutas históricas, do embate desigual entre o projeto neoliberal e as lutas dos trabalhadores como resposta à chamada "questão social" e suas refrações.
E) A visão romântica compreende que a sociedade civil organizada e intitulada sob o conceito de 'terceiro setor' é frágil e vulnerável, dependendo do apoio e intervenção paternalista do Estado para que execute seus objetivos.

Essa pergunta também está no material:

TERCEIRO SETOR
10 pág.

Terceiro Setor Instituto Superior de Educação Pró-SaberInstituto Superior de Educação Pró-Saber

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) A visão romântica é compreender de bom grado a sociedade civil realizando atividades que eram exclusivas do Estado. Aceitar isso como um fato impediria de enxergar as verdadeiras consequências do processo neoliberal sobre a sociedade. A visão romântica sobre o terceiro setor é uma visão idealizada que não leva em conta as verdadeiras consequências do processo neoliberal sobre a sociedade.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais