Buscar

Segundo Tose (1997), podem-se destacar cinco fases na evolução do perfil profissional de RH e suas respectivas épocas. No que representa as caracte...

Segundo Tose (1997), podem-se destacar cinco fases na evolução do perfil profissional de RH e suas respectivas épocas. No que representa as características da quarta fase, assinale a alternativa CORRETA: 

A) A fase tecnicista foi a que trouxe para o Brasil o modelo americano de gestão de pessoas e que trouxe a função de RH aos status de gerência. Nesta fase, a área de RH passou a operacionalizar serviços como de recrutamento e seleção, treinamento, cargos e salários, entre outros.

B) A fase administrativa, nesta fase a mudança na denominação e na responsabilidade do até aqui gerente de relações industriais. O cargo passou a ser gerente de recursos humanos. Pretendia- se com esta mudança transferir a ênfase em processos burocráticos e operacionais para responsabilidades de ordem mais humanísticas (indivíduos e suas relações).

C) A fase estratégia. Nesta fase, emergiram as primeiras preocupações de longo prazo, surgiram os primeiros programas de planejamento estratégico de RH. Ainda retomou-se mais enfaticamente a preocupação com o viés do humanismo. O administrador de RH precisou desenvolver um perfil cognitivo, para analisar cenários multidisciplinares dos indivíduos, não mais como trabalhadores assalariados, mas como parceiros do negócio, ou seja, responsáveis também pelos resultados esperados.

D) A fase legal registrou o aparecimento da função de chefe de pessoal, cuja preocupação estava no acompanhamento e na manutenção das recém-criadas leis trabalhistas da era getulista. O poder até então centrado nos feitores (chefes de produção) sobre os empregados passou para as mãos do chefe de pessoal pelo domínio exercido sobre as regras e normas jurídicas.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com Tose (1997), a quarta fase na evolução do perfil profissional de RH é a fase estratégica, na qual emergiram as primeiras preocupações de longo prazo e surgiram os primeiros programas de planejamento estratégico de RH. O administrador de RH precisou desenvolver um perfil cognitivo para analisar cenários multidisciplinares dos indivíduos, não mais como trabalhadores assalariados, mas como parceiros do negócio, ou seja, responsáveis também pelos resultados esperados. Portanto, a alternativa correta é a letra C.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais