Buscar

Verificar os critérios de avaliação do exame físico vascular O sistema vascular periférico é constituído de 3 subsistemas: Arterial, Venoso e Linf...

Verificar os critérios de avaliação do exame físico vascular

O sistema vascular periférico é constituído de 3 subsistemas: Arterial, Venoso e Linfático.
No caso do exame físico em extremidades, deve ser SIMÉTRICO E COMPARATIVO e sempre precedido pelo exame físico geral, uma vez que as afecções relacionadas ao Sistema Vascular podem ter comprometimento sistêmico.
A avaliação do sistema arterial deve iniciar-se pelo exame clínico cardíaco seguindo-se para a região cervical com a observação cuidadosa da pulsatilidade venosa, abaulamentos pulsáteis e posterior palpação.
A palpação dos pulsos dos membros e da aorta abdominal constituem-se manobras essenciais na confirmação e na localização de alterações no sistema arterial, caracterizando-os como normais, aumentados, diminuídos ou ausentes.
O índice tornozelo braquial (ITB) é o teste mais simples para avaliar a circulação do membro inferior.
A ausculta é um exame imprescindível no exame arterial. Ela é feita com um estetoscópio comum sobre os grandes troncos arteriais: carótidas, subclávias (fossas supraclaviculares), aorta abdominal e artérias viscerais (flancos), femorais, poplíteas e eventuais sopros em outras localizações.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O exame físico vascular é uma avaliação importante para identificar possíveis alterações no sistema vascular periférico. Para avaliar o sistema arterial, é necessário iniciar com o exame clínico cardíaco e seguir para a região cervical, observando a pulsatilidade venosa, abaulamentos pulsáteis e realizando a palpação dos pulsos dos membros e da aorta abdominal. A ausculta é um exame imprescindível no exame arterial, feita com um estetoscópio comum sobre os grandes troncos arteriais. O índice tornozelo braquial (ITB) é o teste mais simples para avaliar a circulação do membro inferior. É importante lembrar que o exame físico deve ser simétrico e comparativo, sempre precedido pelo exame físico geral.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais