Buscar

Verificar os critérios de avaliação do exame físico vascular O sistema vascular periférico é constituído de 3 subsistemas: Arterial, Venoso e Linf...

Verificar os critérios de avaliação do exame físico vascular

O sistema vascular periférico é constituído de 3 subsistemas: Arterial, Venoso e Linfático.
No caso do exame físico em extremidades, deve ser SIMÉTRICO E COMPARATIVO e sempre precedido pelo exame físico geral, uma vez que as afecções relacionadas ao Sistema Vascular podem ter comprometimento sistêmico.
A avaliação do sistema arterial deve iniciar-se pelo exame clínico cardíaco seguindo-se para a região cervical com a observação cuidadosa da pulsatilidade venosa, abaulamentos pulsáteis e posterior palpação.
A palpação dos pulsos dos membros e da aorta abdominal constituem-se manobras essenciais na confirmação e na localização de alterações no sistema arterial, caracterizando-os como normais, aumentados, diminuídos ou ausentes.
O índice tornozelo braquial (ITB) é o teste mais simples para avaliar a circulação do membro inferior.
A ausculta é um exame imprescindível no exame arterial. Ela é feita com um estetoscópio comum sobre os grandes troncos arteriais: carótidas, subclávias (fossas supraclaviculares), aorta abdominal e artérias viscerais (flancos), femorais, poplíteas e eventuais sopros em outras localizações.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O exame físico vascular é uma avaliação importante para identificar possíveis alterações no sistema vascular periférico. Para avaliar o sistema arterial, é necessário iniciar com o exame clínico cardíaco e seguir para a região cervical, observando a pulsatilidade venosa, abaulamentos pulsáteis e realizando a palpação dos pulsos dos membros e da aorta abdominal. A ausculta é um exame imprescindível no exame arterial, feita com um estetoscópio comum sobre os grandes troncos arteriais. O índice tornozelo braquial (ITB) é o teste mais simples para avaliar a circulação do membro inferior. É importante lembrar que o exame físico deve ser simétrico e comparativo, sempre precedido pelo exame físico geral.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Materiais recentes

Perguntas Recentes