Buscar

5) Efetue a leitura do texto abaixo:   “(...)o significado da crítica da CEPAL não visava o fechamento das fronteiras comerciais para a entrada de ...

5)

Efetue a leitura do texto abaixo:

 

“(...)o significado da crítica da CEPAL não visava o fechamento das fronteiras comerciais para a entrada de mercadorias industriais, mas sim a constituição de uma nova estratégia comercial que tivesse como pressuposto o desequilíbrio entre o tipo de produção entre países centrais e países periféricos. Não seria real então supor que o pensamento cepalino deste primeiro momento resultasse em uma concepção ideológica nacionalista (...) apesar de que projetos nacionalistas permeassem os trabalhos de alguns futuros autores da instituição, este não era o cerne da questão, e sim, o estudo de formas de desenvolvimento nacionais que tivessem enquanto meta a inserção dos países latino-americanos no comércio mundial e que buscasse formas equilibradas de constituição do desenvolvimento econômico para trazer melhorias da qualidade de vida dos habitantes da América Latina.”

 

Avalie as seguintes proposições e a relação proposta entre elas:

 

I – A industrialização ocorreu de forma distinta entre os países desenvolvidos e os países subdesenvolvidos da América Latina. Enquanto no centro a estrutura produtiva foi acomodando as novas condições aos poucos e os setores produtivos foram expandindo simultaneamente, nos periféricos o consumo expandiu separado da produção, já que a renda era oriunda das exportações de um pequeno número de produtos, acarretando dependência do mercado externo e baixa produtividade da indústria.

PORQUE

II – A economia da periferia apresenta forte tendência ao desemprego ou redução da capacidade de absorção da mão de obra decorrente do mal uso da tecnologia disponível; a deterioração dos termos de troca em função da dependência da atividade primário-exportadora; desequilíbrios entre importação e exportação já que a periferia importa mais do que exporta, em valor agregado; e surgimento de processos inflacionários oriundos das falhas estruturais. No sentido das falhas estruturais, os Cepalinos desenvolvem a teoria estruturalista para explicar o processo inflacionário, que é um subproduto da teoria do subdesenvolvimento.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Selecione uma alternativa:

a)

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

b)

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

c)

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

d)

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

e)

As asserções I e II são proposições falsas.


Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando