Buscar

“Em sua dimensão individual, a noção de competências inicia sua construção em um ambiente de aumento de concorrência, incertezas e imprevisibilidad...

“Em sua dimensão individual, a noção de competências inicia sua construção em um ambiente de aumento de concorrência, incertezas e imprevisibilidade de mercado, aceleração e ampliação de informações, diminuição do trabalho formal e crescimento dos trabalhos descontínuos e informais, surgimento da economia de serviços e organização do trabalho com foco em responsabilidades e resultados. Nesse contexto, surge a necessidade de formar pessoas que consigam mobilizar suas competências, conforme situações específicas, que se fazem presentes em determinados ambientes”.

BARBOSA, A. C. Q., CINTRA, L. P. Inovação, competências e desempenho organizacional – articulando construtos e sua operacionalidade. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, 4(1), 2012, p. 47.

Diante do tema exposto no texto acima, o desenvolvimento de competências individuais mostra-se como diferencial competitivo para as organizações porque

  • tais competências, quando desenvolvidas, produzem uma mudança momentânea no comportamento do colaborador, mas que melhora a capacidade e a produtividade por um determinado espaço de tempo
  • tais competências , mesmo quando desenvolvidas nas organizações afastadas do dos seus objetivos estratégicos, mostram-se como fator decisivo para a sobrevivência dessas empresas no mundo atual.
  • tais competências tratam-se de capacidades intatas dos colaboradores e, portanto, a empresa deverá conjecturar premissas de desenvolvimento de competências organizacionais a partir das aptidões pessoais dos colaboradores.
  • tais competências, ao se mostrarem como saber, saber agir e ação, exigem a mobilização, integração e transferência de conhecimentos que agregam valor econômico à organização e valor social ao indivíduo.
  • tais competências, embora estejam dissociadas da definição de perfis profissionais que contribuição para os objetivos da organização, podem contribuir de forma coletiva para os ganhos de competitividade 


💡 2 Respostas

User badge image

Jose Barbosa

A noção de competência aparece assim associada a verbos como: saber agir, mobilizar recursos, integrar saberes múltiplos e complexos, saber aprender, saber engajar-se, assumir responsabilidades, ter visão estratégica. Do lado da organização, as competências devem agregar valor econômico para a organização e valor social para o indivíduo.


0
Dislike0
User badge image

G S

  • tais competências, ao se mostrarem como saber, saber agir e ação, exigem a mobilização, integração e transferência de conhecimentos que agregam valor econômico à organização e valor social ao indivíduo.


É preciso que que o desenvolvimento de competências crie condições para que o colaborador entregue essas competências no dia a dia. Isto é, que o desenvolvimento provoque a mobilização de conhecimentos, habilidades e atitudes que gerem valor econômico para a empresa e valor social para o individuo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais