Buscar

Proteínas são compostos orgânicos de alto peso molecular, formadas pelo encadeamento de aminoácidos. Representam cerca do 50 a 80% do peso seco da ...

Proteínas são compostos orgânicos de alto peso molecular, formadas pelo encadeamento de aminoácidos. Representam cerca do 50 a 80% do peso seco da célula, sendo, portanto, o composto orgânico mais abundante da matéria viva. Desempenham uma surpreendente variedade de funções essenciais, dinâmicas e estruturais, em organismos de mamíferos. Baseado nas características estruturais e funcionais das proteínas é incorreto afirmar:

a) Têm como função estrutural a participação na composição na matriz óssea e tecido conjuntivo, dando estrutura e forma ao organismo humano.

b) Algumas proteínas possuem componentes químicos diferentes de aminoácidos em sua estrutura, sendo denominadas proteínas conjugadas. Ex. Lipoproteínas.

c) Uma cadeia polipeptídica distendida ou disposta aleatoriamente não tem atividade biológica. Por isso as proteínas devem apresentar uma disposição tridimensional de sua estrutura, devendo apresentar um nível quaternário de organização estrutural.

d) Dentre as funções dinâmicas desempenhadas por proteínas no organismo e o processo de contração muscular, onde há participação da actina e miosina.

e) As proteínas tem sequências particulares de aminoácidos codificadas por genes, e alterações dessas sequências podem promover alterações nas funções biológicas das mesmas.


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais