Buscar

Sobre a Arbitragem na Administração Pública, assinale V (Verdadeiro) e F (Falso) (Valor: 2,0): Embora houvesse previsão para o uso da arbitragem e...

Sobre a Arbitragem na Administração Pública, assinale V (Verdadeiro) e F (Falso) (Valor: 2,0):

Embora houvesse previsão para o uso da arbitragem em conflitos e lides desde os anos 1990, as possibilidades de uso da arbitragem pela Administração Pública ficaram mais claras com a redação da Lei nº 13.129 de 2015, a chamada Reforma da Lei Brasileira de Arbitragem (LBA), que prevê e autoriza expressamente em seu texto a sua utilização por entes e órgãos da Administração Pública direta e indireta.
O princípio da legalidade impede o uso da Arbitragem na Administração Pública direta.
Em função do princípio da publicidade, há controvérsias sobre os limites da confidencialidade dos atos arbitrais quando uma das partes é um ente/órgão da Administração Pública.
A partir da Reforma da LBA ficou definida a autoridade/órgão responsável pela realização dos compromissos arbitrais na Administração Pública, a saber, a/o mesmo(a) responsável pela celebração dos acordo e convênios.

Essa pergunta também está no material:

AP2 NEGOCIAÇÃO E ARBITRAGEM 2023.2
3 pág.

Negociação e Arbitragem Universidade Federal FluminenseUniversidade Federal Fluminense

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As afirmações corretas são: - Verdadeiro (V): Embora houvesse previsão para o uso da arbitragem em conflitos e lides desde os anos 1990, as possibilidades de uso da arbitragem pela Administração Pública ficaram mais claras com a redação da Lei nº 13.129 de 2015, a chamada Reforma da Lei Brasileira de Arbitragem (LBA), que prevê e autoriza expressamente em seu texto a sua utilização por entes e órgãos da Administração Pública direta e indireta. - Falso (F): O princípio da legalidade não impede o uso da Arbitragem na Administração Pública direta. - Verdadeiro (V): Em função do princípio da publicidade, há controvérsias sobre os limites da confidencialidade dos atos arbitrais quando uma das partes é um ente/órgão da Administração Pública. - Verdadeiro (V): A partir da Reforma da LBA ficou definida a autoridade/órgão responsável pela realização dos compromissos arbitrais na Administração Pública, a saber, a/o mesmo(a) responsável pela celebração dos acordo e convênios.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais