Buscar

3) Calcular a distância do ponto ????(1, 2, 3) á reta Para calcular a distância do ponto à reta, é necessário encontrar o vetor diretor da reta e o ...

3) Calcular a distância do ponto ????(1, 2, 3) á reta

Para calcular a distância do ponto à reta, é necessário encontrar o vetor diretor da reta e o vetor que liga um ponto da reta ao ponto dado.
O módulo do produto vetorial entre o vetor diretor da reta e o vetor que liga um ponto da reta ao ponto dado é igual à distância entre o ponto e a reta.

Essa pergunta também está no material:

Atividade Distancias - Laura Helena de Melo Passoni
5 pág.

Geometria Analítica Universidade Anhembi MorumbiUniversidade Anhembi Morumbi

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Para calcular a distância do ponto (1, 2, 3) à reta, é necessário encontrar o vetor diretor da reta e o vetor que liga um ponto da reta ao ponto dado. Suponha que a reta seja dada pelas equações paramétricas: x = x0 + a*t y = y0 + b*t z = z0 + c*t Onde (x0, y0, z0) é um ponto da reta e (a, b, c) é o vetor diretor da reta. Para encontrar o vetor que liga um ponto da reta ao ponto dado, podemos escolher um ponto qualquer da reta e subtrair do ponto dado. Por exemplo, podemos escolher o ponto (x0, y0, z0) e subtrair do ponto (1, 2, 3), obtendo o vetor: v = (1 - x0, 2 - y0, 3 - z0) O módulo do produto vetorial entre o vetor diretor da reta e o vetor v é igual à distância entre o ponto e a reta. Portanto, a distância d é dada por: d = |(a, b, c) x v| / |(a, b, c)| Onde |(a, b, c) x v| é o módulo do produto vetorial entre (a, b, c) e v, e |(a, b, c)| é o módulo do vetor diretor da reta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais