Buscar

Questões teóricas: a) Considerando as tabelas dadas, é posśıvel obter um polinômio interpolador de 3o grau? Justifique. b) É parte da aplic...

Questões teóricas:

a) Considerando as tabelas dadas, é posśıvel obter um polinômio interpolador de 3o grau? Justifique.

b) É parte da aplicação dos métodos de interpolação obter estimativas de valores fora dos intervalos dados em cada tabela? Justifique.

Analisar se é possível obter um polinômio interpolador de 3º grau considerando as tabelas dadas;
Explicar se é parte da aplicação dos métodos de interpolação obter estimativas de valores fora dos intervalos dados em cada tabela.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) Sim, é possível obter um polinômio interpolador de 3º grau a partir das tabelas dadas, desde que haja pelo menos 4 pontos na tabela. Isso porque um polinômio interpolador de grau n pode ser encontrado a partir de n+1 pontos. No caso das tabelas dadas, há 5 pontos em cada tabela, o que permite encontrar um polinômio interpolador de até 4º grau. b) Sim, é parte da aplicação dos métodos de interpolação obter estimativas de valores fora dos intervalos dados em cada tabela. Isso porque o objetivo da interpolação é encontrar uma função que passe pelos pontos dados e que possa ser usada para estimar valores em pontos intermediários. No entanto, é importante lembrar que a precisão das estimativas pode diminuir à medida que se afasta dos pontos dados, especialmente se a função interpoladora for de grau elevado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais