Logo Passei Direto
Buscar
Leia o trecho a seguir: “O alfinete é um item tão pequeno que poderia parecer fácil fabricá-lo de uma vez só. [...] Comparando-se o tempo gasto por um único operário para realizar todas as etapas, com o de dez operários que executam somente uma ou duas etapas cada um, verifica-se que há uma grande diferença: dez trabalhadores especializados (alguns desempenhando duas ou três funções) trabalhando na produção do alfinete produziriam aproximadamente 48.000 alfinetes por dia, em contraposição aos poucos alfinetes que dez trabalhadores não qualificados poderiam fabricar.” Fonte: CORRÊA, H. L.; GIANESI, I. G. N.; CAON, M. Planejamento, programação e controle da produção. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2019. p. 10. (Adaptado). Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre processos de projeto, pode-se afirmar que:

Os métodos de controle, em um projeto de um processo produtivo, devem seguir um mesmo padrão e utilizar os mesmos indicadores, independente do modelo de negócio.
Os ganhos quantitativos da produção seriada têm limitações quanto à medição. Trata-se de uma escolha mais conceitual do que científica.
A definição e análise dos tipos de processo traz informações completas para o seu projeto, na medida em que reforça as distinções entre esses diferentes modelos.
Apenas a afirmativa III está correta.
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
Todas as afirmativas estão incorretas.
User badge image
Praticando Para o Saber

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. "Os métodos de controle, em um projeto de um processo produtivo, devem seguir um mesmo padrão e utilizar os mesmos indicadores, independente do modelo de negócio." - Essa afirmativa é falsa, pois os métodos de controle e os indicadores devem ser adaptados ao modelo de negócio específico, levando em consideração as particularidades de cada processo produtivo. II. "Os ganhos quantitativos da produção seriada têm limitações quanto à medição. Trata-se de uma escolha mais conceitual do que científica." - Essa afirmativa é um pouco confusa. Embora a produção seriada traga ganhos quantitativos, a medição é uma parte científica e deve ser baseada em dados e análises. Portanto, essa afirmativa também é considerada falsa. III. "A definição e análise dos tipos de processo traz informações completas para o seu projeto, na medida em que reforça as distinções entre esses diferentes modelos." - Essa afirmativa é verdadeira, pois a análise dos tipos de processos é fundamental para entender as diferenças e aplicar as melhores práticas em cada modelo. Agora, vamos às alternativas: - Apenas a afirmativa III está correta. (Verdadeira) - Apenas as afirmativas I e II estão corretas. (Falsa) - Apenas as afirmativas II e III estão corretas. (Falsa) - Todas as afirmativas estão corretas. (Falsa) - Todas as afirmativas estão incorretas. (Falsa) Portanto, a alternativa correta é: Apenas a afirmativa III está correta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Considerando o trecho apresentado e os conteúdos estudados sobre processos de projeto, pode-se afirmar que a alternativa correta é: "A definição e análise dos tipos de processo traz informações completas para o seu projeto, na medida em que reforça as distinções entre esses diferentes modelos." (alternativa III)

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Planejamento e Controle da Produção Avançado - T.20232.B
Avaliação On-Line 3 (AOL 3) - Questionário
Nota final
10/10

1. Pergunta 1

1/1

Nota final: 1 ponto de 1 ponto possível(eis)

Leia o trecho e analise a imagem a seguir:
“A sequência das decisões de planejamento e controle de capacidade que precisam ser tomadas pelos gerentes de produção é ilustrada na figura abaixo. [...] Logo, a primeira etapa será medir os níveis agregados de demanda e capacidade para o período de planejamento. A segunda etapa será identificar as políticas alternativas de capacidade que poderiam ser adotadas em resposta a flutuações da demanda. A terceira etapa será escolher a política de capacidade mais adequada para suas circunstâncias.”

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre capacidade disponível, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Capacidade é quanto um sistema produtivo consegue atender a demanda em um espaço de tempo.
II. ( ) Os processos de projetos são os extremos da produção em massa, pois são sistemas de enormes volumes de produção e mínimas variações de produção.
III. ( ) Capacidade é quanto um trabalhador, máquina, centro de trabalho, fábrica ou organização pode produzir resultados por certo tempo.
IV. ( ) A disponibilidades da fábrica deverá levar em conta as paradas planejadas e o histórico de paradas não planejadas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


I. Capacidade é quanto um sistema produtivo consegue atender a demanda em um espaço de tempo.
II. Os processos de projetos são os extremos da produção em massa, pois são sistemas de enormes volumes de produção e mínimas variações de produção.
III. Capacidade é quanto um trabalhador, máquina, centro de trabalho, fábrica ou organização pode produzir resultados por certo tempo.
IV. A disponibilidades da fábrica deverá levar em conta as paradas planejadas e o histórico de paradas não planejadas.
1. V, F, V, F.
2. F, F, V, V.
3. Correta: V, F, V, V.
4. F, V, F, V.
5. V, V, F, F.

Planejamento e Controle da Produção Avançado - T.20232.B
Avaliação On-Line 3 (AOL 3) - Questionário
Nota final
10/10

2. Pergunta 2

1/1

Nota final: 1 ponto de 1 ponto possível(eis)

Leia o trecho a seguir:
“O planejamento e controle requer a conciliação do fornecimento e da demanda em termos de volume, em termos de tempo, e em termos de qualidade. [...] Para conciliar o volume e o tempo, são desempenhadas três atividades distintas, embora integradas: carregamento — determinação do volume com o qual uma operação produtiva pode lidar; sequência — determinação da prioridade de tarefas a serem desempenhadas; programação — decisão do tempo (momento) de início e fim para cada tarefa.”
Fonte: SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da produção. São Paulo: Atlas, 2008. p. 240. (Adaptado).
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre variáveis dos processos de produção, é correto afirmar que:



1. Correta: os sistemas de produção devem ser planejados em diferentes panoramas de tempo, definindo o que será produzido em curto, médio e longo prazo.
2. o planejamento da capacidade deve ser entendido como um planejamento de curto prazo, em que as decisões partem de avaliações dos pontos de equilíbrio.
3. o objetivo do carregamento é avaliar as datas acordadas, redução de tempo gasto no processo e do tempo ocioso dos centros de trabalho.
4. os sistemas de produção devem ser planejados na mesma base de comparação dos tempos, em um horizonte que absorva qualquer efeito de sazonalidade.
5. um planejamento de longo prazo avalia os planos agregados de produção, como, por exemplo, o volume de produção mensal de cada modelo.

Planejamento e Controle da Produção Avançado - T.20232.B
Avaliação On-Line 3 (AOL 3) - Questionário
Nota final
10/10

3. Pergunta 3

1/1

Nota final: 1 ponto de 1 ponto possível(eis)

Analise a situação-problema a seguir:
Um processo de um fabricante de um componente automotivo consegue produzir 6 peças por hora. Essa empresa trabalha de segunda a sexta-feira em 2 turnos de 8 horas cada, nos sábados em um turno de 8 horas e não trabalha aos domingos.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre capacidade disponível, é possível afirmar que:



1. Correta: a capacidade disponível seria de 528 peças por semana e o grau de disponibilidade seria 52,4 %.
2. a capacidade disponível seria de 528 peças por semana e o grau de disponibilidade seria 28,6 %.
3. a capacidade disponível seria de 288 peças por semana e o grau de disponibilidade seria 28,6 %.
4. a capacidade disponível seria de 288 peças por semana e o grau de disponibilidade seria 52,4 %.
5. a capacidade disponível seria de 336 peças por semana e o grau de disponibilidade seria 42,9 %.

Leia o trecho a seguir: “O arranjo físico se refere ao planejamento da configuração do espaço físico a ser ocupado e representa a disposição de pessoas, máquinas e equipamentos necessários à produção dos produtos da empresa. O arranjo físico pode se referir também à localização de diversos órgãos ligados direta ou indiretamente à produção para facilitar o relacionamento entre eles. Assim como as pessoas, as máquinas e os equipamentos devem estar adequadamente dispostos e colocados fisicamente para facilitar o processo produtivo, também os órgãos da empresa precisam ocupar espaços que facilitem as suas operações.” Fonte: CHIAVENATO, I. Gestão da produção – uma abordagem introdutória. 3. ed. São Paulo: Manole, 2014. p. 113. Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre arranjo físico, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. As decisões sobre o arranjo físico devem ser constantemente reavaliadas para garantir os níveis especificados de desempenho de um processo produtivo. Porque: eza, não podem ser descentralizadas sem que se corra o risco de sub-otimizações. O nível da unidade de negócios é uma subdivisão do nível corporativo, para os casos em que a organização opere com unidades de negócios independentes.” Fonte: CORRÊA, H. L.; GIANESI, I. G. N.; CAON, M. Planejamento, programação e controle da produção. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2019. p. 172. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre tipos de plano de produção, é possível afirmar o que:

As decisões sobre o arranjo físico devem ser constantemente reavaliadas para garantir os níveis especificados de desempenho de um processo produtivo.
As decisões sobre o arranjo físico não podem ser descentralizadas sem que se corra o risco de sub-otimizações.
O nível da unidade de negócios é uma subdivisão do nível corporativo, para os casos em que a organização opere com unidades de negócios independentes.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.

Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre capacidade instalada, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A capacidade instalada de uma empresa é o maior nível de produção que ela pode manter com o parque atual de máquinas e equipamentos que possui.
II. ( ) A capacidade disponível é uma referência teórica, pois perdas inevitáveis costumam ocorrer na produção, tempos de setups, quebras de máquinas, absenteísmo e manutenção.
III. ( ) As informações de saída do planejamento de capacidade instalada envolvem liberações de investimento para atendimento das demandas de curto, médio e longo prazos, definindo as restrições operacionais do sistema produtivo.
IV. ( ) Para o cálculo da capacidade instalada, deve-se considerar os turnos de trabalho e as perdas previstas de produção.
Está correto apenas o que se afirma em:

I. A capacidade instalada de uma empresa é o maior nível de produção que ela pode manter com o parque atual de máquinas e equipamentos que possui.
II. A capacidade disponível é uma referência teórica, pois perdas inevitáveis costumam ocorrer na produção, tempos de setups, quebras de máquinas, absenteísmo e manutenção.
III. As informações de saída do planejamento de capacidade instalada envolvem liberações de investimento para atendimento das demandas de curto, médio e longo prazos, definindo as restrições operacionais do sistema produtivo.
IV. Para o cálculo da capacidade instalada, deve-se considerar os turnos de trabalho e as perdas previstas de produção.
1. F, F, V, V.
2. V, V, V, F.
3. F, V, F, V.
4. V, F, F, V.
5. F, V, F, V.