Buscar

A Lei propõe novas diretrizes curriculares para o estudo da história e cultura afro-brasileira e africana. Por exemplo, os professores devem ressal...

A Lei propõe novas diretrizes curriculares para o estudo da história e cultura afro-brasileira e africana. Por exemplo, os professores devem ressaltar em sala de aula a cultura afro-brasileira como constituinte e formadora da sociedade brasileira, na qual os negros são considerados como sujeitos históricos, valorizando-se, portanto, o pensamento e as ideias de importantes intelectuais negros brasileiros, a cultura (música, culinária, dança) e as religiões de matrizes africanas.”

Assinale a alternativa correta sobre a Lei 11.645/08, da qual é possível afirmar que:

a.

Reorienta a obrigatoriedade de ensino de história e cultura africana apenas em escolas públicas pois apenas estas estão sob o controle do governo.

b.

Essa obrigatoriedade indica um eixo de ensino eurocêntrico e cristão, baseado nas premissas da Igreja.

c.

Essa nova visibilidade e mudança de eixo gera uma tensão entre a Teoria da História e o ensino de História praticado em contexto escolar.

d.

Essa legislação apesar de inovadora manteve as temáticas antigas do currículo escolar e busca invisibilizar esses novos sujeitos históricos

e.

Com a nova lei os professores devem ressaltar a cultura afro-brasileira como constituinte da sociedade brasileira, na qual apenas os negros foram sujeitos históricos valorizando assim o conhecimento de sua cultura que atualmente está desaparecida.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "e". Com a nova lei, os professores devem ressaltar a cultura afro-brasileira como constituinte da sociedade brasileira, na qual os negros são considerados como sujeitos históricos, valorizando-se, portanto, o pensamento e as ideias de importantes intelectuais negros brasileiros, a cultura (música, culinária, dança) e as religiões de matrizes africanas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais