Buscar

O aluno deverá examinar criticamente o seguinte julgado, proferido no âmbito do Superior Tribunal de Justiça, identificando se ele está adequado ao...

O aluno deverá examinar criticamente o seguinte julgado, proferido no âmbito do Superior Tribunal de Justiça, identificando se ele está adequado ao dispositivo legal mencionado (art. 10, CPC/15) e aos conceitos de causa de pedir, pedido e fundamentação da decisão:

O Art. 10 do CPC/15 veda a decisão-surpresa e reforça o direito ao contraditório e o dever de diálogo do julgador para com as partes.
A petição inicial deve indicar os fatos jurídicos e os fundamentos jurídicos do pedido, conforme o Art. 319, III do CPC/15.
O juiz não pode decidir com base em fundamento em relação ao qual não se tenha dado às partes oportunidades de se manifestar, ainda que se trate de matéria sobre a qual deveria decidir de ofício.

Essa pergunta também está no material:

APS Processo Civil
1 pág.

Processo Civil03 Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas UnidasCentro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O julgado mencionado está adequado ao dispositivo legal mencionado (art. 10, CPC/15) e aos conceitos de causa de pedir, pedido e fundamentação da decisão. O artigo 10 do CPC/15 veda a decisão-surpresa e reforça o direito ao contraditório e o dever de diálogo do julgador para com as partes. A petição inicial deve indicar os fatos jurídicos e os fundamentos jurídicos do pedido, conforme o Art. 319, III do CPC/15. Além disso, o juiz não pode decidir com base em fundamento em relação ao qual não se tenha dado às partes oportunidades de se manifestar, ainda que se trate de matéria sobre a qual deveria decidir de ofício.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais