Buscar

“[...] as regras que cuidam da consignação como meio de liberar o devedor da obrigação, como sucedâneo do pagamento, estipulando condições de tempo...

“[...] as regras que cuidam da consignação como meio de liberar o devedor da obrigação, como sucedâneo do pagamento, estipulando condições de tempo, lugar e modo para sua eficácia, bem como prevendo os casos de cabimento dessa especial forma liberatória, integram o campo do direito substancial. Enquanto ao direito processual pertence apenas a área do procedimento da ação consignatória”.  

 

THEODORO JÚNIOR, H. Curso de Direito Processual Civil. 54. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2020. p. 23.

 

A respeito da natureza processual da ação de consignação, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).

 

I. ( ) A competência para ajuizar a ação de consignação é absoluta, pois não pode ser derrogada por prorrogação.

II. ( ) A ação de consignação em pagamento é considerada um procedimento especial de jurisdição voluntária.

III. ( ) A competência para ajuizar a ação de consignação é relativa, pois pode ser derrogada por prorrogação, caso o credor não interponha exceção de incompetência.

IV. ( ) A ação de consignação em pagamento é considerada um procedimento especial de jurisdição contenciosa.

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 

a. 

F, F, V, V.

b. 

V, F, F, V.

c. 

F, F, F, V.

d. 

V, V, F, F.

e. 

V V, V, F.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "b", ou seja, V, F, F, V. Justificativa: I. (F) A competência para ajuizar a ação de consignação é relativa, pois pode ser derrogada por prorrogação, caso o credor não interponha exceção de incompetência. II. (V) A ação de consignação em pagamento é considerada um procedimento especial de jurisdição voluntária. III. (F) A competência para ajuizar a ação de consignação é absoluta, pois não pode ser derrogada por prorrogação. IV. (V) A ação de consignação em pagamento é considerada um procedimento especial de jurisdição contenciosa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais