Buscar

Mesmo não possuindo sua relação jurídica discutida no processo, pode o terceiro “intervir por meio de remédios como a assistência (art. 119) e o re...

Mesmo não possuindo sua relação jurídica discutida no processo, pode o terceiro “intervir por meio de remédios como a assistência

(art. 119) e o recurso de terceiro interessado (art. 996 do CPC/2015), com o fito de coadjuvar uma das partes a obter sentença favorável, e, com isso, indiretamente, buscar preservar seu interesse na conservação de situação jurídica necessária à boa execução de seu direito (não litigioso) contra a parte assistida”. 

 

THEODORO JÚNIOR, H. Curso de Direito Processual Civil. 54. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2020. p. 323.

 

A respeito dos embargos de terceiro, analise as afirmativas a seguir: 

 

I. No processo de conhecimento, os embargos podem ser opostos até ser proferida a sentença nos autos em que ocorreu a constrição.

II. Os embargos de terceiro são distribuídos por dependência ao juízo que determinou a constrição dos bens e são autuados em autos apartados.

III. Os embargos de terceiro podem ser opostos pelo cônjuge ou companheiro, na defesa da posse de bens próprios.

IV. No cumprimento de sentença ou no processo de execução, os embargos podem ser opostos até dez dias depois da adjudicação.

 

Está correto o que se afirma em: 

a. 

II e IV, apenas.

b. 

I e III, apenas.

c. 

III e IV, apenas.

d. 

II e III, apenas.

e. 

I e II, apenas.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "a", II e IV, apenas. Os embargos de terceiro são uma ação judicial que permite a um terceiro prejudicado por uma constrição judicial (penhora, arresto, sequestro) sobre um bem que não lhe pertence, defender sua posse ou propriedade sobre o bem. Sobre as afirmativas: I. No processo de conhecimento, os embargos podem ser opostos até ser proferida a sentença nos autos em que ocorreu a constrição. - Errado. Os embargos de terceiro podem ser opostos até a sentença de primeira instância, mas não até a sentença final. II. Os embargos de terceiro são distribuídos por dependência ao juízo que determinou a constrição dos bens e são autuados em autos apartados. - Correto. III. Os embargos de terceiro podem ser opostos pelo cônjuge ou companheiro, na defesa da posse de bens próprios. - Errado. O cônjuge ou companheiro pode opor embargos de terceiro apenas na defesa da posse de bens comuns. IV. No cumprimento de sentença ou no processo de execução, os embargos podem ser opostos até dez dias depois da adjudicação. - Correto.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais