Buscar

O método para a determinação do valor do Índice de Suporte Califórnia e da expansão de solos, utilizado nos laboratórios, utiliza amostras deformad...

O método para a determinação do valor do Índice de Suporte Califórnia e da expansão de solos, utilizado nos laboratórios, utiliza amostras deformadas, não reusadas, de material passante na peneira de 19 milímetros. Sobre os procedimentos para obtenção do Índice de Suporte Califórnia (ISC), conforme prevê a NBR 9895:2016, disserte sobre quais são as energias de compactação e o respectivo número de golpes por camada que devem ser usados para o ensaio de ISC, qual é a quantidade de camadas de solo que deve ser compactada para cada cilindro, durante o ensaio e qual é a quantidade mínima de corpos de prova para a realização do ensaio.


FONTE: ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9895: solo - índice de suporte califórnia (isc) - método de ensaio. Rio de Janeiro: ABNT, 2016.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com a NBR 9895:2016, para a determinação do Índice de Suporte Califórnia (ISC), as energias de compactação e o respectivo número de golpes por camada que devem ser usados para o ensaio de ISC são: - Energia de compactação intermediária: 56.000 J/m³ (56 golpes por camada para o molde de 101,6 mm de diâmetro e 63,5 golpes por camada para o molde de 152,4 mm de diâmetro). - Energia de compactação alta: 75.000 J/m³ (75 golpes por camada para o molde de 101,6 mm de diâmetro e 90 golpes por camada para o molde de 152,4 mm de diâmetro). A quantidade de camadas de solo que deve ser compactada para cada cilindro, durante o ensaio, é de três camadas para o molde de 101,6 mm de diâmetro e cinco camadas para o molde de 152,4 mm de diâmetro. A quantidade mínima de corpos de prova para a realização do ensaio é de três corpos de prova para cada energia de compactação utilizada.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais