Buscar

Indique qual a alternativa correta sobre o sincretismo religioso no Brasil. Escolha uma opção: A. O sincretismo religioso presente nas religiões de...

Indique qual a alternativa correta sobre o sincretismo religioso no Brasil.

Escolha uma opção:

A.

O sincretismo religioso presente nas religiões de matrizes africanas não desempenha papel significativo na formação da identidade cultural do Brasil.

B.

Proibidos de praticar suas religiosidades no Brasil, os povos africanos e seus descendentes associaram a cada orixá um ou mais santos católicos para que fosse possível professarem a sua fé.

C.

Os cultos afro-brasileiros são, na verdade, ressignificações das religiões europeias e indígenas, preservando muito pouco das referências das religiões africanas.

D.

As religiões chamadas afro-brasileiras surgiram durante o período republicano, no final do século XIX, após a abolição da escravidão e a permissão do Estado para manifestações religiosas de origem africana.

E.

A constituição da religiosidade afro-brasileira se deu de forma homogênea nos estados brasileiros, seguindo uma liturgia padrão.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B. Proibidos de praticar suas religiosidades no Brasil, os povos africanos e seus descendentes associaram a cada orixá um ou mais santos católicos para que fosse possível professarem a sua fé. Esse processo de associação entre elementos das religiões africanas e católicas é conhecido como sincretismo religioso e é uma das principais características das religiões de matriz africana no Brasil.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais