Buscar

Sobre a hipótese, com base no ordenamento jurídico brasileiro, assinale a afirmativa correta. Laura, em testamento, deixou sua propriedade para su...

Sobre a hipótese, com base no ordenamento jurídico brasileiro, assinale a afirmativa correta.

Laura, em testamento, deixou sua propriedade para sua amiga, Cíntia, sob a condição de que ela cuidasse de seu animal doméstico, Frajola.

O testamento está sujeito a um encargo, não havendo suspensão da aquisição nem do exercício do direito, salvo quando expressamente imposto no testamento, pela testadora, como condição suspensiva.
O encargo de tutela e cuidado do animal assemelha-se ao termo inicial, sendo considerado, por conseguinte, um evento futuro e certo.
O caso é vedado pelo ordenamento jurídico brasileiro, por não haver previsão legal a respeito de encargo.
O testamento sujeita-se a um encargo, sendo o motivo determinante da liberalidade, sendo considerado inexistente, caso seja impossível seu cumprimento.
O testamento sujeita-se à transferência do patrimônio a um termo suspensivo, que vem a ser cuidar do animal; assim, em primeiro lugar, Laura deverá cuidar do animal e, após a morte natural dele, a propriedade tornar-se-á plena.
a) O testamento está sujeito a um encargo, não havendo suspensão da aquisição nem do exercício do direito, salvo quando expressamente imposto no testamento, pela testadora, como condição suspensiva.
b) O encargo de tutela e cuidado do animal assemelha-se ao termo inicial, sendo considerado, por conseguinte, um evento futuro e certo.
c) O caso é vedado pelo ordenamento jurídico brasileiro, por não haver previsão legal a respeito de encargo.
d) O testamento sujeita-se a um encargo, sendo o motivo determinante da liberalidade, sendo considerado inexistente, caso seja impossível seu cumprimento.
e) O testamento sujeita-se à transferência do patrimônio a um termo suspensivo, que vem a ser cuidar do animal; assim, em primeiro lugar, Laura deverá cuidar do animal e, após a morte natural dele, a propriedade tornar-se-á plena.

Essa pergunta também está no material:

2 Direito Civil para OAB Exame XL - 2024
121 pág.

Direito Civil e Direito Processual Civil Humanas / SociaisHumanas / Sociais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A: "O testamento está sujeito a um encargo, não havendo suspensão da aquisição nem do exercício do direito, salvo quando expressamente imposto no testamento, pela testadora, como condição suspensiva." Isso porque, no caso apresentado, Laura deixou sua propriedade para sua amiga, Cíntia, sob a condição de que ela cuidasse de seu animal doméstico, Frajola. Esse cuidado é um encargo, que não suspende a aquisição nem o exercício do direito, salvo se a testadora tivesse imposto uma condição suspensiva expressa no testamento.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais