Buscar

Com relação à estabilidade, prevista no art. 118 da Lei nº 8.213/91, de 24.07.91, pode-se afirmar que a) O empregado não terá direito à estabilida...

Com relação à estabilidade, prevista no art. 118 da Lei nº 8.213/91, de 24.07.91, pode-se afirmar que

a) O empregado não terá direito à estabilidade de 01 (hum) ano, após a cessação do auxílio-doença acidentário, se assim o tiver recebido.
b) Independentemente do tipo de contrato de trabalho, na ocorrência de acidente de trabalho, o empregado terá direito à estabilidade provisória de 12 meses após o retorno ao trabalho.
c) Antônio não teria direito à estabilidade provisória se, em virtude da doença laboral, ficasse afastado de seus serviços por menos de 15 dias.
d) Se Antônio tivesse sido pré-avisado e, no curso do aviso prévio, fosse concedido a ele auxílio-doença, a concretização dos efeitos da dispensa somente ocorreria após expirar-se a estabilidade provisória.

Essa pergunta também está no material:

4 Direito do Trabalho para OAB Exame XL - 2024
94 pág.

Direito Processual do Trabalho e Direito do Trabalho Humanas / SociaisHumanas / Sociais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra d) Se Antônio tivesse sido pré-avisado e, no curso do aviso prévio, fosse concedido a ele auxílio-doença, a concretização dos efeitos da dispensa somente ocorreria após expirar-se a estabilidade provisória. O art. 118 da Lei nº 8.213/91 prevê a garantia de emprego ao empregado que sofreu acidente de trabalho por 12 meses após a cessação do auxílio-doença acidentário, e a jurisprudência entende que essa garantia também se aplica ao empregado que recebeu auxílio-doença previdenciário durante o aviso prévio.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais