Buscar

Com relação à obtenção de haletos de alquila a partir de alcanos, analise as afirmativas a seguir: I- A halogenação de alcanos ocorre via mecanismo...

Com relação à obtenção de haletos de alquila a partir de alcanos, analise as afirmativas a seguir: I- A halogenação de alcanos ocorre via mecanismo radicalar, no qual o átomo de hidrogênio é substituído por um halogênio. II- A halogenação de alcanos termina com a quebra da ligação de uma molécula diatômica de halogênio. III- Os radicais formados fazem com que a halogenação dos alcanos não seja facilmente controlada. IV- A etapa de terminação é a segunda etapa da reação radicalar de alcanos, na qual outros produtos também são formados. Assinale a alternativa CORRETA:

I- A halogenação de alcanos ocorre via mecanismo radicalar, no qual o átomo de hidrogênio é substituído por um halogênio.
II- A halogenação de alcanos termina com a quebra da ligação de uma molécula diatômica de halogênio.
III- Os radicais formados fazem com que a halogenação dos alcanos não seja facilmente controlada.
IV- A etapa de terminação é a segunda etapa da reação radicalar de alcanos, na qual outros produtos também são formados.
A As afirmativas I e III estão corretas.
B As afirmativas I, II e IV estão corretas.
C As afirmativas II, III e IV estão corretas.
D As afirmativas I e II estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Prova I quimica organica
6 pág.

Química Orgânica III Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A: As afirmativas I e III estão corretas. A halogenação de alcanos ocorre via mecanismo radicalar, no qual o átomo de hidrogênio é substituído por um halogênio (afirmativa I). Os radicais formados fazem com que a halogenação dos alcanos não seja facilmente controlada (afirmativa III). As afirmativas II e IV estão incorretas, pois a halogenação de alcanos termina com a quebra da ligação de duas moléculas diatômicas de halogênio (afirmativa II) e a etapa de terminação é a terceira etapa da reação radicalar de alcanos, na qual não são formados outros produtos (afirmativa IV).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais