Buscar

Quais as funções da EJA segundo as DCNs? Explique a definição de tais funções na prática com os discentes da EJA. A Educação de Jovens e Adultos (...

Quais as funções da EJA segundo as DCNs? Explique a definição de tais funções na prática com os discentes da EJA.

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) precisa desempenhar papéis democráticos e focados na superação dos desafios sociais e históricos estabelecidos.
Segundo as orientações definidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais (2000), essa forma de ensino deve exercer três funções essenciais: reparadora, equalizadora e qualificadora.
A função reparadora alude à oportunidade de oferecer um Ensino Fundamental e Médio de qualidade àqueles que foram privados desse direito quando estavam na idade apropriada.
A função equalizadora consiste em possibilitar o retorno à educação de donas de casa, migrantes, trabalhadores do campo, aposentados e pessoas em situação de encarceramento, os quais abandonaram os estudos devido a motivos como evasão, repetência e outras adversidades.
A função qualificadora é intrínseca à própria essência da EJA, sendo vista como uma forma de educação contínua.
As funções da EJA, de acordo com as DCNs dessa modalidade, são “reparadora, equalizadora e qualificadora”.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação Presencial_ EJA
10 pág.

Fundamentos e Metodologia no Ensino da Eja FACULDADE UNINAFACULDADE UNINA

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As funções da EJA, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), são reparadora, equalizadora e qualificadora. A função reparadora tem como objetivo oferecer uma educação de qualidade para aqueles que foram privados desse direito quando estavam na idade apropriada. Ou seja, é uma oportunidade para que essas pessoas possam concluir o Ensino Fundamental e Médio. A função equalizadora tem como objetivo possibilitar o retorno à educação de donas de casa, migrantes, trabalhadores do campo, aposentados e pessoas em situação de encarceramento, que abandonaram os estudos devido a motivos como evasão, repetência e outras adversidades. É uma forma de garantir que essas pessoas tenham acesso à educação e possam concluir seus estudos. A função qualificadora é vista como uma forma de educação contínua, que tem como objetivo aprimorar as habilidades e competências dos estudantes da EJA, possibilitando sua inserção no mercado de trabalho e sua participação na vida social e política do país. Na prática, essas funções podem ser observadas através de ações que visem a inclusão e a valorização dos estudantes da EJA, como a oferta de materiais didáticos adequados, a realização de atividades que estimulem a participação e o diálogo, a promoção de eventos culturais e esportivos, entre outras iniciativas que contribuam para a formação integral dos discentes.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais